Politica
29/08/2016 22:57

Os candidatos à prefeitura de Gramado pela coligação “A Voz e a Vez dos Gramadenses”, Fedoca (PDT) e Evandro Moschem (PMDB), conversaram com representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, nesta segunda-feira (29), debatendo questões que envolvem todos os segmentos da área como, a música, a dança, as artes cênicas, as artes visuais e audiovisuais, o artesanato, entre outros.


Para Fedoca, não existe turismo sem cultura, área que também está diretamente ligada à educação e à assistência social. Além disso, o candidato disse que é através do Conselho de Cultura que são debatidas as políticas púbicas, por isso quer dar autonomia à sociedade civil em sua gestão.


Na ocasião, Fedoca ainda falou da importância da criação de uma cadeira para o Conselho junto à Secretaria Municipal de Cultura e também à Gramadotur, Autarquia responsável por realizar os principais eventos da cidade como o Natal Luz, o Festival de Cinema, a Festa da Colônia e o Festival da Gastronomia. “Precisamos ter mais harmonia no desenvolvimento da cultura do município de modo que tudo isso se fortaleça”, ressaltou Fedoca que reconhece que a cultura é uma infinidade de coisas, muito além dos livros. “Para isso vamos promover nossas tradições e fortalecer todas as formas de cultura e toda a diversidade cultural e, principalmente, valorizar os nossos artistas, fortalecendo os talentos de todas as áreas”, completou Fedoca.


Entre as diversas questões abordadas no encontro, uma delas foi a utilização dos espaços públicos como é o caso do Teatro Elisabeth Rosenfeld junto à Câmara de Vereadores. De acordo com o Conselho, hoje, é preciso pagar R$ 350,00 para sua utilização, além do alto valor, não se pode usar os equipamentos de som e luz do local.


Para Fedoca, é preciso dar mais incentivo para quem é daqui. Por isso, está entre as suas propostas no Plano de Governo, a criação de um programa específico de captação de receitas orçamentárias e a ampliação das concessões dos espaços públicos.


Na ocasião, Fedoca citou a dificuldade dos artesãos que hoje pagam 6 mil reais para participar da Vila de Natal. “Além de estimular o acesso aos bens culturais, precisamos criar mais espaços, captando receitas extra orçamentárias e premiar a produção nas diferentes áreas da cultura”, destacou o candidato que afirma que Gramado precisa de mais espaços culturais para apresentar as atrações locais como, dança, música, teatro, circo. “Também precisamos levar e desenvolver a cultura nos bairros”, concluiu.


Durante o seu mandato como vereador, Evandro Moschem acompanhou todo o processo de criação do Conselho de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, instrumento de captação e aplicação de recursos para a concessão de incentivos para a realização de projetos artísticos e culturais no Município de Gramado.


Evandro lembrou que 600 mil reais foram destinados ao Fundo em 2013, mas apenas 100 mil reais foram disponibilizados para investimentos em projetos culturais. “Nós queremos uma Gramado também para os gramadenses e estamos comprometidos em dar continuidade e investir nesses projetos de fomento cultural”, disse o candidato a vice.


Criar um portal online para difusão dos eventos culturais é mais uma das propostas do Plano de Governo de Fedoca e Evandro Moschem que vem sendo construído em conjunto com a comunidade. Além disso, eles querem devolver o coreto à cultura. “Não adianta ser político se não tem espírito público”, finaliza Fedoca.