Canela é selecionada no Programa Avançar e terá mais 45 ruas pavimentadas

O trabalho insistente do Poder Executivo de Canela, liderado pelo prefeito Constantino Orsolin, juntamente com o secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges, participando de diversas reuniões e audiências com líderes políticos na Capital Federal, está rendendo resultados extremamente positivos para o desenvolvimento do município.

Na última terça-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria Nº 575, confirmando que Canela está entre os municípios selecionados no Programa Avançar, do Ministério das Cidades, sendo contemplado com o financiamento de R$ 14.079.460,17 (quatorze milhões, setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta reais com dezessete centavos) para a pavimentação de mais 45 ruas.

A contrapartida do município será de R$ 741.024,23, representando 5% do valor total da obra. A Caixa Econômica Federal será o agente financeiro do empréstimo e a expectativa é de que as obras iniciem já no primeiro semestre de 2019 após a realização de todos os processos administrativos e burocráticos.

“Esta conquista é um marco para Canela, que está vivendo um momento diferenciado e próspero em comparação com a maioria dos municípios do Estado e do País. Serão centenas de famílias beneficiadas que terão mais qualidade de vida, conforto e segurança, tendo seus patrimônios ainda mais valorizados. Obrigado por acreditarem nesta Administração, pois juntos estamos fazendo uma nova Canela a cada dia”, analisa o prefeito Constantino Orsolin.

OITO BAIRROS BENEFICIADOS

A obra inclui o asfaltamento das 45 vias, além da implantação de redes de drenagem pluvial urbana, sinalização de trânsito e construção de passeios públicos. Ao todo estão previstas 70.960,00m² de pavimentação e 26.610m² de novas calçadas, beneficiando oito bairros de Canela em diferentes regiões da cidade. Confira as ruas que serão pavimentadas:

* Vila Dante – Gaucholândia, Santa Rita, Santa Maria, Adolfo Augusto Richter, Olaria, Dos Farrapos (Trecho 1) e Dos Farrapos (Trecho 2);

* São José – 8 de Abril, Alfredo Garcia da Silva, Campo da Esperança, Bento Vieira de Sá, Eva Peron, Maria Seibt, José Foss, Amália Selbach, Teófilo Willrich, Clary Antônio Rigotto, Werner Jung, Turíbio da Silva, Parobé e Pedro Sander;

*Eugênio Ferreira/Palace Hotel – Do Cassino, Do Oratório, Paulo VI, Veneza, Suiça, Espanha, Otávio Machado, Basílio Travi, Severino Travi, Alzemiro Boeira dos Reis, Araci da Silveira Dias, João Simplício, Osvaldo Luis de Medeiros e Quilombo;

* Vila do Cedro/SESI – Gravataí, Edvino Otto Seibt, José Ademir Tegner, Beco do Bambuzinho, Do Banhado, Mário Lucena de Andrade, Érico Veríssimo e Beco das Amoreiras.;

* Santa Marta – Aristides de Brito;

Santa Terezinha – Marçal José dos Santos.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS EM BRASÍLIA

A conquista deste recurso para Canela só foi possível em virtude das articulações políticas realizadas pelo prefeito Constantino Orsolin e seus secretários municipais junto aos Ministérios e Gabinetes de Senadores e Deputados Federais em Brasília. Nas viagens à Capital Federal desde o início de 2017, os representantes do Poder Executivo de Canela realizaram um verdadeiro corpo a corpo junto a diversas lideranças políticas, protocolando projetos e buscando recursos para o município. “Estamos demonstrando lá em Brasília todo potencial turístico e econômico da nossa cidade e este esforço está sendo reconhecido. Canela é extremamente respeitada no cenário nacional e o desenvolvimento que está ocorrendo aqui já é considerado modelo no País”, revela o prefeito Constantino Orsolin.

O CRONOGRAMA DA CONQUISTA

– A seleção de Canela no Programa Avançar teve participação fundamental da equipe de Coordenadoria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão da Prefeitura, liderada pelo secretário Adjunto da pasta, Germano Junges.

– O início do processo de seleção e participação no programa foi em agosto de 2017, sendo que a carta consulta contendo o projeto de Canela foi cadastrada e homologada em novembro do ano passado.

– Ainda em novembro de 2017 ocorreu uma reunião entre uma comitiva do Poder Executivo de Canela com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que acabou intercedendo para que o município fosse contemplado já na primeira Pré-seleção do Programa Avançar.

– Em 5 de dezembro de 2017 a Caixa Econômica Federal comunicou a Prefeitura de Canela que o município estava pré-selecionado e apto para dar prosseguimento e encaminhamento nos projetos técnicos e documentos financeiros para obter o financiamento.

– Entre dezembro de 2017 e abril de 2018 ocorreram diversos contatos, reuniões e trocas de documentos entre a Administração Municipal de Canela, com a CEF e o Ministério das Cidades.

– No dia 23 de maio de 2018 ocorreu a primeira reunião em Brasília com a presidência da Caixa Econômica Federal durante a Marcha dos Prefeitos. E em 9 de julho deste ano representantes da Prefeitura de Canela tiveram outro encontro com a presidência do banco na Matriz da CEF na Capital Federal.

– Após a aprovação dos projetos e de toda a documentação enviada pelo município, a Caixa emitiu a Validação da Proposta em 16 de julho de 2018. Então, todo processo foi encaminhado para aprovação no Ministério das Cidades.

– A proposta de Canela então tramitou no Setor de Engenharia do Ministério das Cidades e na data de 3 de agosto deste ano foi aprovada e encaminhada ao Dep. Jurídico do Ministério das Cidades para formalização da autorização.

– Em 5 de setembro de 2018 o projeto de Canela foi encaminhado ao ministro Alexandre Baldy, que acabou assinando a Portaria de Seleção no dia 10 do mesmo mês.

– E na última terça-feira (11 de setembro) foi publicado no Diário Oficial da União, confirmando a conquista do financiamento. “As constantes idas à Brasília para cobrar o andamento dos processos e o conhecimento técnico da nossa equipe foram fundamentais”, avalia o secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges.

PRÓXIMOS PASSOS

– Agora a proposta aprovada e selecionada será encaminhada pela Caixa Econômica Federal de Caxias do Sul para a Secretaria do Tesouro Nacional, que é responsável pela liberação do contrato de financiamento.

– Após a assinatura do contrato o município de Canela estará apto para dar início ao processo de licitação da obra.

– E formalizando o contrato a empresa vencedora do certame licitatório já poderá iniciar a execução da obra de pavimentação das 45 vias, sendo que a previsão é de que isso ocorra no 1º semestre de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *