Cultura
27/09/2017 17:30

O Aroma Literário Café foi o ponto de encontro da imprensa que na tarde de ontem (26) foram recepcionados pela equipe da Fundação Cultural que destacaram as novidades do 29º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela.

A presidente da entidade Glenda Viezzer e a curadora desta edição, Lisiane Berti falaram da programação do evento que ocorre de 7 a 15 de outubro, no Teatro Casa de Pedra, Teatro Municipal de Canela, Praça João Corrêa, Estúdio de Pesquisa Teatral, Estúdio de Bonecos, Aroma Café, Oásis Santa Ângela e Presídio Estadual.

“De que modo o Teatro de Bonecos vem sendo afetado pela tecnologia digital e de que modo a interação resultante desse processo interfere ou acrescenta aos aspectos da criatividade?” é o foco da programação e temática de bate-papos e oficinas ao longo do evento.

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela chega a sua 29ª edição reconhecido como um dos mais tradicionais e importantes eventos do gênero no Brasil e na América Latina.

O Festival já faz parte da história do município e de sua comunidade. Bonecos e bonequeiros do mundo inteiro já se apresentaram nos palcos da cidade para crianças, jovens, adultos e idosos, que lotam os teatros para prestigiar e vivenciar a magia que esta arte desperta.

Companhias de teatro de bonecos de Canela, de outras cidades gaúchas, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e ainda, internacionais da Alemanha, Espanha, Grécia e Romênia estarão se apresentando no Festival, que neste ano contará com dois desfiles de bonecos, nos dias 7 e 14.

O evento contará com 11 grupos na sua programação, com mais de 40 apresentações. Os desfiles dos bonecos e as oficinas gratuitas oferecidas aos artistas locais pelas Cias internacionais, serão também pontos altos do Bonecos Canela 2017.

Grupos gaúchos e do Sul do Brasil fazem parte da programação gratuita na Praça de Canela para o público em geral e escolas. Os bairros também receberão apresentações, oportunizando a cultura nas comunidades carentes, bem como escolas, Oásis Santa Ângela (asilo de senhoras) e Presídio Estadual de Canela.

O Bonecos Canela, uma grande reunião de titeriteiros, em nove dias de festival, é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras, com apoio da Prefeitura municipal de Canela, através do Conselho municipal de políticas culturais.
Mais informações: www.bonecoscanela.com.br