Cartório Eleitoral realiza auditoria em urnas eletrônicas utilizadas em Gramado e Canela no 1º turno

Na tarde deste dia 18 de outubro de 2018, o Cartório Eleitoral – 65° Zona Eleitoral, situado em Canela, realizou auditoria de urnas eletrônicas utilizadas no 1° turno do pleito eleitoral ocorrido em 07 de outubro. A ação ocorreu tendo em vista verificar a confiabilidade dos equipamentos.

Foram verificadas as urnas das seções 065 (Canela), 118 e 129 (Gramado), que são exemplares de urnas alvo de reclamações da comunidade. “Importante esta auditoria, pois valida a autenticidade e confiabilidade das máquinas”, destaca a advogada Andréia da Cruz Gelaim, designada pela OAB Canela Gramado a participar do processo de auditoria.

Foram explanados, verificados e auditados os seguintes quesitos: conferência de lacre, uso do VPP (conferência de hash, impressão dos hashes, impressão do boletim de urna e registro digital do voto, visualização e gravação do log da urna e visualização dos candidatos) e uso do AVPART (verificação das assinaturas dos arquivos estáticos da urna).

“Conclui-se que a urna é muito segura, eis que passa por diversas etapas e testes de segurança. Por vezes, o eleitor atrapalha-se ao digitar sem aguardar o tempo necessário para registrar o número do candidato, conferir sua imagem e, somente com a confirmação é que aparecerá a próxima tela, o que leva em média três segundos. Importante que no momento do voto haja muita atenção e tranquilidade do eleitor”, diz Andréia.

Nada constando de irregular nos equipamentos, a Juíza Eleitoral da 65° Zona, Dra. Simone Chalela, lavrou ata com a assinatura de todos os participantes da auditoria. O corpo auditor foi composto por: Simone Ribeiro Chalela (Juíza Eleitoral da 65° Zona), Max Roberto Guazzelli (Promotor de Justiça), Jerônimo Fagundes de Souza (Chefe do Cartório), Iolanda Xavier da Silva (Técnica Judiciária), Vanessa Martinelli (Secretária da Junta/assessora da juíza), Andréia da Cruz Gelaim (OAB Canela Gramado), Jackson Schuller Castro (Inspetor de Polícia), Eduardo dos Santos Guimarães (Inspetor de Polícia), Andrei Castro Rodrigues (auxiliar de eleições) e Charline da Silva Aguiar (auxiliar de eleições).

Como saber se o resultado das urnas bate com o resultado no TSE?

Uma dica ao eleitor que poderá ser utilizada no 2° turno é a conferência de resultados de urna x TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao final da votação, o eleitor pode fotografar o QR Code no Boletim de Urna afixado na seção, que abrirá os resultados das urnas, os quais poderão ser comparados, posteriormente, com os resultados publicados no site do TSE, figurando mais um mecanismo de segurança para o eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *