Politica
30/03/2017 13:11

A Prefeitura de Canela promoveu nesta terça-feira (28), na Churrascaria Espelho Gaúcho, a 1ª reunião do Conselho de Pensantes. O evento reuniu mais de 80 pessoas, entre munícipes, vereadores, representantes de entidades, sindicatos, comerciantes, empresários, dentre outros segmentos, tendo como temas centrais a estrutura organizacional do Conselho de Pensantes e a reformulação das ruas Felisberto Soares e Osvaldo Aranha, assim como do entorno da Catedral de Pedra.

Antes dos debates, o prefeito Constantino Orsolin fez uma breve apresentação sobre as principais ações nestes primeiros meses de governo, divulgando números sobre a atual situação financeira da Prefeitura de Canela.

Na sequência, alguns participantes do Conselho de Pensantes foram convocados para explanarem sobre temas de interesse da comunidade canelense. A arquiteta Tatiane Ferreira da Silva falou sobre as formas possíveis e legais para a criação de uma Autarquia Municipal de Turismo, citando exemplos de outras cidades do País e do exterior que implantaram modelos de autarquias utilizando os sistemas privado, público/privado e público.

Já o servidor da Prefeitura de Canela, José Antônio Tomaszewski, abordou a reformulação da rede de energia elétrica na região central da cidade, destacando as caraterísticas de um projeto existente através de uma parceria entre o Executivo e a empresa RGE.

Após, o arquiteto da Secretaria de Meio Ambiente, Geraldo Luis Noll, explanou sobre o tema Plano Diretor explicando como funciona o órgão e ressaltou algumas mudanças necessárias que devem ocorrer em um futuro próximo. Para finalizar a reunião os presentes foram divididos em grupos onde debateram dois temas centrais: a estrutura organizacional do Conselho de Pensantes e a reformulação da rede de energia elétrica nas ruas Felisberto Soares e Osvaldo Aranha, assim como do entorno da Catedral de Pedra.

Cada grupo preencheu um formulário expressando diversas opiniões sobre os assuntos tratados. “Quero ouvir o que vocês pensam, o que desejam para a cidade no futuro, para que possamos desenvolver ações que atendam aos anseios da nossa comunidade”, disse o prefeito Constantino Orsolin.