Politica
18/08/2016 15:54

O candidato à prefeito pela União por Gramado (UPG), Pedro Bertolucci, e o candidato à vice, Jorge Drumm, foram convidados pelo Conselho Municipal de Saúde para falar sobre os planos para saúde no município. O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (17), no Centro de Saúde, abriu espaço para um importante debate.

Gramado sempre investiu mais do que o índice previsto legalmente, que é de 15% do orçamento. Um exemplo são os anos de 2014 e 2015, onde foram investidos, respectivamente, 18,64% e 18,68% de recursos próprios na área, sem contar as verbas arrecadadas com a apresentação de projetos a nível Federal e Estadual.

Para Pedro, saúde é uma área que deve receber atenção total sem medir esforços, oferecendo o melhor atendimento e o melhor preparo. “Queremos fazer um trabalho juntos, ouvindo o Conselho. Vocês serão fonte de abastecimento nos direcionando o caminho a seguir”.

Drumm destacou que a saúde não é apenas importante, é urgente. “Temos que cuidar da infraestrutura, do capital humano e do nosso paciente. Questões macro como o hospital devem ganhar atenção, mas também as pequenas ações, que não demandam grandes investimentos e sim criatividade e vontade política”, frisou.

Após a explanação, membros da Comissão fizeram três perguntas. A primeira sobre o hospital, se iria ser adquirido pelo município e como seria administrado. Pedro falou da sua proposta. “Se tivermos que comprar o hospital, vamos comprar, mas vamos trabalhar algumas alternativas. Se for comprado não será administrado pela Prefeitura. Temos que trabalhar com a comunidade e iniciativa privada, ambas devem estar juntas marcando um formato moderno”.

A segunda pergunta referiu-se sobre a proliferação de mosquitos na cidade, que tem relação direta com o plano de saneamento básico da cidade. Pedro pontuou duas ações: a primeira, imediata, ampliar e qualificar ainda mais as equipes de combate aos insetos e a segunda ação, fortalecer a parceria com a Corsan para que Gramado tenha 100% de saneamento básico.

A terceira pergunta referiu-se ao atual cenário político do país, quanto à corrupção. “A corrupção deve ser combatida. Acompanhamos a situação atual de nosso país, estamos no meio de um processo de impeachment. Hoje é muito difícil fazer política, pois devido a esses casos, todos acabam caindo na vala comum. Vamos fazer um trabalho com muita transparência”, destacou Pedro. Drumm complementou: “Tão grave quanto a corrupção é a má gestão. Vamos atuar com eficácia em todas as áreas”.

Pedro evidenciou que a administração de agora será diferente das anteriores. “Hoje temos que administrar o sucesso de Gramado através de um plano de autossustentabilidade, amarrando o que já foi realizado. Será uma administração mais de grandes atitudes do que de grandes obras”, finalizou.

No fim do encontro, a dupla apresentou os tópicos de suas propostas para a saúde:
*Aquisição do Hospital Arcanjo São Miguel;
*Disponibilização de especialistas na urgência/emergência do Hospital;
*Criação de Centro de Saúde na Várzea Grande;
*Construção de novos Postos de Saúde na Floresta, Piratini e Carniel;
*Criação do Centro Odontológico – Centro de Referência da Saúde da Boca;
*Ampliação do Programa Estratégia da Saúde que disponibiliza clínicos
gerais, ginecologistas, dentistas, técnicos de enfermagens e agentes de
saúde para visitar as famílias, prevenir e tratar a comunidade
gramadense;
*Atendimentos de médicos pediatras nas Escolas Municipais de Educação
Infantil do município.