Geral
16/08/2017 13:52

A execução da decoração do próximo Natal Luz será dividida em três lotes: um com rótulas e porticos, outro com fachadas, igrejas e praças, e outro responsável pelas Ruas e Expogramado.

A novidade foi apresentada nesta quarta-feira (16), pelo artista plástico, André Gnata, vencedor da licitação do projeto de decoração, na Expogramado, durante coletiva de imprensa e também para empresários convidados.

Segundo a diretora de Eventos da Expogramado, Iara Sartori, a empresa que ganhar um desses lotes não poderá concorrer para outro lote.

O presidente da autarquia, Edson Néspolo, garantiu que as empresas vencedoras das licitações terão que entregar exatamente o que está no projeto. "Seremos bem rígidos quanto a isso. Nosso objetivo é entregar o melhor Natal possível, atendendo os anseios da comunidade e dos turistas", frisou.

A iluminação será toda feita em lâmpadas LED, para que não aconteçam sobrecargas na rede.

O presidente do Conselho da Gramadotur, Josiano Shmitt, afirmou que este ano não vão ocorrer os erros da edição passada.

O conceito da decoração apresentado por André Gnata contempla as principais vias do centro de Gramado, praças, rótulas, fachadas e pórticos. Segundo André, cinco serão as cores e temas que regem a decoração e todo o Projeto.

O vermelho (amor), o verde (esperança), o branco (fé), o dourado (surpresa) e o colorido (alegria). Neste aspecto da definição das cores e temas cabe destacar a vinculação que existe com o Grande Desfile de Natal criado pelo Diretor Artístico, Edson Erdmann. “São os temas e sentimentos trabalhados no Grande Desfile”, acrescenta Iara.

As licitações para a produção da decoração serão divididas em três lotes. Rótulas e pórticos no primeiro lote, fachadas e praças no segundo, e ruas, avenidas e a ExpoGramado fechando os lotes. “Pensamos desta forma para poder qualificar a decoração e o resultado final ser melhor”, disse Gnata.

A decoração prevê na esquina da Borges de Medeiros com a Avenida das Hortênsias, na chamada rótula principal de Gramado, uma Fábrica-Árvore com 11 metros de altura. “Serão treze rótulas com estruturas diferenciadas de decoração”, disse André. Já a Rua Coberta receberá uma cobertura de micro lâmpadas acompanhada de cem lustres.

VILA DE NATAL
Informação importante é a realização da Vila de Natal na Praça das Etnias. “Serão cinco módulos de casa de cada etnia, a alemã, a italiana e a portuguesa”, relatou André Gnata. No total a Vila receberá 15 casas decoradas, a Casa da Griffe e a Casa do Papai Noel.

O Projeto receberá algumas alterações que foram sugeridas no encontro para seguir para Licitação. A intenção da organização é que a decoração esteja finalizada uma semana antes da abertura oficial do Natal Luz.