Em reuniao do Convention, Pedro diz que Prefeitura e iniciativa privada devem andar de mãos dadas
PoliticaO Convention & Visitors Bureau reuniu sua diretoria para ouvir as propostas de governo dos candidatos a Prefeitura, pela coligação União Por Gramado (UPG), Pedro Bertolucci (PP) e Jorge Drumm (PSDB). Temas de interesse da cidade foram elencados pela entidade, entre eles: a mobilidade urbana, o apoio aos eventos coorporativos e novos espaços para eventos.
Pedro Bertolucci e Jorge Drumm fizeram uma introdução sobre o Plano de Governo apresentando uma visão macro do que pensam para Gramado para a próxima gestão. Bertolucci, que já foi prefeito por quatro vezes, tem uma larga experiência na gestão pública, apontou: “como sempre foi do meu estilo inovar, vamos seguir nesta linha, buscando o que tem de melhor no mundo para que Gramado siga competitiva. E para termos esta competitividade é necessário que a Prefeitura e a iniciativa privada andem de mãos dadas”. Drumm também endossou as reivindicações do trade turístico: “turismo de negócio é uma excelente alternativa para reduzir a sazonalidade da nossa cidade”.
A entidade que trabalha focada no turismo de negócios busca durante todo ano atrair eventos para Gramado, e é um segmento que está em pleno crescimento e gera grande faturamento em todo o país. Dados do Sebrae apontam que, o Sul do Brasil recebe 18% dos turistas, equivalendo a 37.383.838 milhões de pessoas, por ano, em levantamento de 2013. Diante desse número, Gramado tem a possibilidade de receber uma fatia expressiva, por ser um destino muito desejado por todos os brasileiros. Segundo Bertolucci “criamos em Gramado uma cidade modelo e as pessoas desejam vir nos visitar, alguns exemplos saíram de Gramado, mas voltam, pois temos um apelo muito forte, por tudo que oferecemos aqui através da nossa diversidade. A Prefeitura tem que ser uma fomentadora”, finalizou ele.
“Gramado por ser uma cidade diferenciada, com um povo trabalhador, acolhedor e empreendedor sabe muito bem receber os turistas”, disse Drumm, que completou, “e o setor do turismo de negócios é fundamental para a manutenção das empresas e de empregos. O Plano de Governo tem um eixo já definido, e estamos ouvindo todos os setores para poder atender as necessidades que a cidade precisa. E nesta linha do turismo de negócio está a captação de mais eventos como feiras e congressos, atuando de forma conjunta com a entidade”, disse Pedro. Porém ele afirma que “para que consigamos ter mais eventos se faz necessário uma remodelação da planta da cidade, par desafogar o centro e termos um hospital qualificado, porque hospital, além de cuidar da saúde do nosso povo também é segurança”.
Eduardo Zorzanello, presidente do Convention & Visitors Bureau comentou que os empresários também devem ser protagonistas nesta questão da mobilidade urbana, bem como em outras ações, andando junto com a Prefeitura. Um dos pedidos da entidade é a desburocratização e a desoneração de taxas para os organizadores de eventos. Quanto a isso, Pedro Bertolucci afirmou que “a Prefeitura tem que ser facilitadora, e que tanto a Secretaria de Turismo quanto a Gramadotur devem ter em mente que a ideia é de se unir para Gramado seguir melhorando”.
Também esteve na pauta do encontro a questão da Taxa de Turismo Sustentável, uma Lei Municipal que repassa os recursos para a Gramadotur, que por sua vez, paga mensalmente o valor de R$ 45 mil para o Convention & Visitors Bureau, a fim de arcar com as despesas do trabalho de captação de eventos para a cidade. Pedro frisou que essa taxa “existe em todo o mundo, e como a lei é recente teremos que avaliar para verificar se o sistema aplicado é o melhor e buscar uma alternativa que contemple a todos”, salientou.
E quanto à questão do aeroporto, uma reivindicação da entidade, Pedro foi sucinto e disse: “temos duas alternativas, o aeroporto de Canela e o de Vila Oliva, em ambos os casos quem toma a frente são os prefeitos destas cidades. Acredito que o aeroporto que atender a região da Serra, como Vacaria, Caxias do Sul e nós aqui da Região das Hortênsias, é que será um empreendimento sustentável”, concluiu.
Pedro voltou a reafirmar sua crença de que “o nosso momento é delicado, pois temos que administrar o sucesso”. E citou as cidades de Campos de Jordão, Petrópolis e Porto Seguro, que chegaram no seu ápice e não souberam administrar, e hoje quebraram. “Ou prestamos muita atenção no que está acontecendo, ou perdemos o que construímos. Gostaria que todos pensassem bem nesta questão”, encerrou.
Conheça dados do Convention:
Eventos captados:
2013- 33
2014- 28
2015- 27
Desde 2006 soma-se mais de 400 apoios a entidades para captação de eventos atraindo 240 mil pessoas com incremento de R$ 568 milhões para a cidade.
Resultado encontrado no período de Janeiro a Dezembro de 2015:
374 eventos em Gramado e Canela, sendo:
98 eventos associativos – 60.039 pessoas
249 eventos corporativos – 27.399 pessoas
27 feiras – 67.393 pessoas
Público total: mais de 154.000 pessoas
Gramado: em 16 espaços para eventos são 276 eventos com 139.698 pessoas Canela: em 06 espaços para eventos são 98 eventos com 18.423 pessoas
Turismo de negócios no Brasil e a sua importância:
Principais contratantes:
83,4% Empresas privadas
54,8% Órgãos e empresas públicas
31,3% Pessoas físicas
Perfil dos participantes
Pessoas não residente no destino: 50.846.204 (dados de todo o Brasil)
Média de 3,9 dias no destino
Gasto médio R$ 437.16
Os principais tipos de eventos:
Congressos: 66,8%
Feiras: 58,2%
Empregos gerados:
Direto: 43.317
Terceirizados: 1.329.658
Indireto: 4.115.865
Fonte: Sebrae/Abeoc - 2013