Turismo
06/06/2018 18:10

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, conduziu mais uma reunião do Projeto Canela Participa, nesta terça-feira (5), durante encontro realizado no deck da Loja Caracol Chocolates, no Centro da cidade. Na ocasião, foi assinado o Termo de Início de Obra de Revitalização do Entorno da Catedral de Pedra.

O evento reuniu empresários da região central, secretários municipais, vereadores e engenheiros e arquitetos da Prefeitura, que apresentaram o projeto para o público presente. O valor total do investimento será de R$ 536.085,61, sendo que R$ 290.495,99 são de recursos próprios do município oriundos do IPTU e o restante refere-se a repasse do Ministério do Turismo.

“Canela está passando por um processo de mudança, de transformação. E um ponto turístico com a relevância da Catedral de Pedra precisa estar cada vez mais belo para receber os milhares de visitantes que passam pela nossa cidade anualmente”, comentou o prefeito Constantino Orsolin.

O PROJETO

O projeto inclui a construção de novas calçadas no entorno da catedral, implantação de passeios públicos em meio aos jardins, delimitação de canteiros, novas rampas de acesso à igreja, reposicionamento dos bancos, paisagismo, além de outros equipamentos urbanos como piso podotátil e rampas de acessibilidade, conduzindo sempre os pedestres para a utilização das faixas de segurança.

A arquiteta Tatiana Ferreira explica que a calçada frontal será alargada, passando de 2,20m para 4m, assim como as vias do entorno que ganharão mais um metro de largura.

As calçadas laterais também serão ampliadas. “A intenção é proporcionar um local agradável para a circulação dos pedestres, criando espaços de convivência para que as pessoas possam ficar contemplando a Catedral”, explica Tatiana.

POR ETAPAS

A obra será executada por etapas pela empresa Garcia & Nagel Construções Ltda, visando minimizar os transtornos no entorno do ponto turístico. O prazo para a conclusão total da obra é de oito meses. “Estamos esperando essa revitalização já faz muito tempo. Os turistas gostam de permanecer aqui nas redondezas da nossa Catedral e essa obra será um marco para Canela”, projeta o empresário Eriel Deitos.