Politica
12/09/2016 14:08

À convite da Escola Ninho, na manhã da última sexta-feira (9), os candidatos à prefeitura de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT) e Evandro Moschem (PMDB) participaram de um bate-papo sobre ética e políticas públicas, com alunos e comunidade escolar. O evento, que era para ser um debate com exposição de ideias e contrapontos acerca dos temas, tornou-se um bate-papo.


Fedoca, que é professor há 28 anos, mostrou sintonia com o ambiente e com a classe. O candidato afirma que dedica boa parte da sua vida a essa convivência saudável com os jovens e disse que foi um grande orgulho levar aos alunos um pouco de seus conhecimentos.


Dando início ao bate-papo, Fedoca fez uma breve apresentação sobre ética e política. “Ética na expressão cultural significa morada, já na expressão filosófica significa caráter, modo de vida, personalidade, são regras cotidianas consolidadas pelo tempo de acordo com cada região, povo ou sociedade”, explicou o candidato a prefeito, que completou dizendo que a política é a arte da governança, sendo assim para ser governante é preciso ter tolerância, igualdade e ser solidário.


“Nosso projeto para Gramado é governar com ética, que já está estabelecida, mas vamos tratar de aperfeiçoar os métodos administrativos no sentido de que a legalidade, a impessoalidade e a publicidade sejam os nortes da administração”, explicou Fedoca.


Evandro acrescentou que se orgulha de pertencer à oposição porque, segundo ele, muitas foram as falhas éticas do atual modelo que administra Gramado.


“É preciso ter ética em todos os espaços dentro da sociedade e isso se resume à integridade, à honestidade e à sinceridade. Aqui estou ao lado de uma pessoa muito bem preparada para liderar a nossa cidade”, afirmou o candidato a vice, que ainda incentivou os jovens a participarem dos movimentos estudantis, pois vê a juventude como a maior precursora da nossa sociedade. "Na tentativa desesperada de confundir o eleitor, o partido do continuísmo tentou a impugnação da candidatura de Fedoca, justamente por ele fazer parte do Conselho de Ética da OAB. O resultado não poderia ser outro, não deu em nada", afirmou.


Uma Gramado para os gramadenses


Fedoca e Evandro afirmam que seu grande projeto de governo é fazer a cidade que encanta o turista também encantar o gramadense. Fedoca diz que não se conforma em ver dois tipos de gramadenses, um no mundo real e outro no mundo encantado. “Gramado é o que é porque todo o povo gramadense trabalha muito”, salientou.


Proteção ambiental


Fedoca e Evandro Moschem afirmam ter compromisso em conscientizar e alertar os jovens, através das escolas, sobre o que é a sustentabilidade, para que haja consciência das práticas ambientais. “Graças ao povo de Gramado que o Parque Knorr continua como está, porque o povo reagiu e provocou uma audiência pública, evitando que aquilo caísse nas mãos dos gananciosos que não tem compromisso com a cidade, se não com o próprio bolso”, destacou Fedoca.


Contribuindo com o meio ambiente, durante o seu mandato como vereador, Evandro propôs a criação do Projeto Lei do IPTU Verde, com o objetivo de conceder benefício tributário, consistente em reduzir o IPTU, aos proprietários de imóveis residenciais e terrenos, que adotem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.


Saneamento básico


“A cidade que encanta os turistas não encanta os gramadenses quando temos esgoto à céu aberto em praticamente todos os bairros da cidade. Hoje, apenas 19% do esgoto de Gramado é tratado”, apontou o candidato a vice.


De acordo com Evandro, essa ocorrência se deve ao péssimo contrato que a Prefeitura firmou com a Corsan. “Esse é um contrato que nós queremos revisar e que a Corsan fique obrigada a investir no mínimo 50% dos R$ 1,8 milhão que ela arrecada por mês em Gramado, aí nós vamos ter mais saneamento e proteção ambiental”, ressaltou.


Saúde de qualidade


Na ocasião, Evandro citou que hoje existem três mil municípios no Brasil que investem mais em saúde que Gramado. Além disso destacou a falta de um posto de saúde 24h para atender às emergências e também desafogar um pouco o Hospital Arcanjo São Miguel.


Conforme os candidatos da Oposição, o município fez uma intervenção no hospital, que vai gerar indenização aos cofres públicos. “O município terá que adquirir o Hospital e repassar para uma entidade do terceiro setor ou uma entidade privada para administrá-lo. Pois, depois da intervenção não mudou muito a qualidade do atendimento e nós precisamos de mais qualidade na saúde”, destacou Evandro.


Ainda na área da saúde, os candidatos falam que é necessário intensificar o Melhor em Casa, que é um programa criado pelo Governo Federal e tem como objetivo ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).


Educação merece mais investimentos


Conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) disponibilizados na última semana, Gramado alcançou a média de 4,6 nos anos finais, sendo que a meta para o município era de 5,5. “Nós somos oposição porque entendemos que nossa educação merece mais investimentos e mais qualidade”, declarou Fedoca, que também incentiva a atração de cursos técnicos profissionalizantes para que os turistas continuem tendo serviços de qualidade.


Na oportunidade, Evandro ainda destacou que coisas boas permanecem no governo, como o auxílio de transporte aos universitários, uma conquista da associação de estudantes.


Plano de incentivo ao esporte


Quando questionado por uma aluna que compete jiu-jitsu pelo Brasil e também no exterior, Fedoca declarou o seu compromisso de incentivo ao esporte, área que diz se sentir muito à vontade, pois foi bicampeão brasileiro de futebol pelo Internacional de Porto Alegre, na área juvenil, além de ser campeão brasileiro de sênior por clubes em tênis.


"Hoje, a aluna Barbara Zanchi, que é campeã mundial, não recebe nenhum incentivo do município. Asseguro que em nosso governo iremos não só estimular a prática do esporte com pessoas de aptidão técnica, como também promover competições entre as escolas, pessoas e entidades, para que com isso se desperte vocações e principalmente campeãs".


Investimentos em turismo


No Plano de Governo, Fedoca destaca o incentivo ao turismo de negócios, que é altamente lucrativo, representando um acréscimo superior de três vezes em relação ao turismo comum. “Nós temos que intensificar o turismo na área dos eventos, para que tenhamos qualidade do turista e contribuição aos cofres públicos e privados de maiores recursos. Nesse sentido, a Prefeitura deve diminuir os encargos para quem quer fazer eventos em Gramado”, destacou.


Outro nicho importante para os candidatos é o turismo de entretenimento, como parques temáticos e museus. “Precisamos reduzir a taxa tributária deste tipo de empreendimento, hoje cobramos 5% de ISSQN. A nossa proposta é reduzir para 3%, porque quando houve crise, estes empreendimentos foram responsáveis por quase 20% da vinda de turistas”, explicou Evandro, que ainda destacou que os grandes eventos como Natal Luz, Festival de Cinema, Festival da Gastronomia  e Páscoa precisam ser modernizados para cada vez alcançarem mais sucesso.