Final de semana do Sonho de Natal de canela é marcado com atrações para todos os gostos

A apresentação de Marcello Caminha e Pepeu Gonçalves seria um show dentro da programação do 30º Sonho de Natal, no domingo (3), mas a atração caiu no encanto do público e se transformou num baile em plena Praça João Corrêa. Nem mesmo os pingos de chuva que caíram afastaram as pessoas da frente do Multiplaco, que dançaram ao som das músicas gauchescas, entre elas as mais aplaudidas: Eu Sou do Sul, Querênica Amada, Guri.

Também fizeram parte do repertório as tradicionais canções natalinas que, com acordes gauchescos, fizeram parte do espetáculo “Natal em Cordas”, que no final foi ovacionado pelos presentes.

Este espetáculo está sendo exibido desde 2009 e o músico gramadense, Pepeu Gonçalves integra ao elenco desde 2013. Pepeu relatou que “fazer este show é sentir a emoção das pessoas a flor da pele, mesmo em tempos como os atuais. Além de Pepeu, Marcello Caminha Filho está na estrada junto com seu pai desde os seis anos de idade, ele que é estudante de música na UFRGS e tem uma banda de Heavy Metal.

Esta foi a primeira vez que o Natal em Cordas foi apresentado em Canela, e para os três músicos a energia foi contagiante. O turista, carioca Juraci Godoy, relatou “mesmo não sendo gaúcho vibro com estas músicas pois, vocês conseguem passar este tradicionalismo que é bem importante para manter a cultura de um povo”.

Orquestra do Tio Zequinha trouxe ao palco mais de 70 músicos

Já no sábado (2), a Orquestra do Tio Zequinha levou ao público momentos de muita ternura. Subiram no Multipalco da Praça João Corrêa, aproximadamente 70 músicos com idade que variava dos três aos 70 anos. O Maestro Carlos Alberto contou que pela primeira vez a Orquestra se apresenta no Sonho de Natal em Canela, mas que em meados de 2000 ainda quando o Fundador da escola era José Carlos Lima pai da Família

Lima trouxe a orquestra para tocar no Teatro da cidade. “tocar para esta plateia é mais o nosso estilo, pois é um público menor, e sem tanta erudição, que torna o concerto eclético. O Coral infantil da escola que contou com crianças de a partir de 3 anos teve a pequena Marina Castro entre os integrantes. Ela começou a cantar vendo o irmão tocar, um talento nato, que encantou a todos os presentes.

O repertório apresentado na noite de sábado, acontece através de ensaios individuais e depois com ensaios coletivos. A Escola Portoalegrense tem 35 anos oferece diversos cursos , tais como, violino, cielo, baixo, flauta transversal, violão, gaita e canto.

A turista Maria Dolores de São Paulo, ficou emocionada em ver as crianças no palco e disse” Natal é isto faz nossas emoções transbordar mesmo em tempo duros como o que estamos vivendo. Já João Carlos de Almeida de Uberaba, disse que ficou encantado com toda a cidade e que no final de semana frequentou todo a programação parabenizou a organização do espetáculo e a importância de ser gratuito. Ele reafirmou dizendo “é um belo boas vindas para nós que somos turistas, pois não nos sentimos explorados”.

Christmas in Concert chegou a sua quinta temporada

Na sexta-feira (1º), o Christmas in Concert chegou em sua quinta temporada e apresentou como novidade um telão de fundo onde o cenário conversava com todo o espetáculo, além disto a presença do Papai Noel empolgou a todos especialmente as crianças. Figurino e maquiagem impecável, aliada a uma trilha sonora incontestável, transformou os 60 minutos em pura magia.

O cantor canelense Adriano Dias, que está desde a primeira edição, e já mais de dez anos é professor de música, disse” este evento me dá vários viés de satisfação, pois tive o privilégio de me realizar como músico e ter tido o privilégio de participar, articular e desenvolver um trabalho para a comunidade da qual eu nasci”. Sobe o espetáculo ele percebeu “um amadurecimento na questão técnica o que deu um ótimo resultado de som e luz”.

A professor Alessandra Abrantes, professor da Escola Neusa Martinotto fez a direção artística do espetáculo e disse que o que foi incrementado agregou mais valor como a surpresa do Papai Noel que chegou com sua guitarra.

Já o cantor Mauricio Perotto, faz parte do elenco desde a primeira edição do evento, e a formação dos músicos praticamente é a mesa desde o início apenas um deixou e que é quase uma família , para ele esta edição “cresceu em vários aspectos. As músicas são as mesmas pois a receptividades delas é muito boa, pois é fundamental que o público interaja com um evento deste porte.”

A turista Patricia Pieri era uma espectadora entusiasmada com a atração, mesmo já sendo uma “figurinha carimbada” na plateia do Sonho de Natal. “É o melhor show da programação e faço questão de assistir todos os anos. Gosto porque é autêntico, original e feito com talentos daqui. O Sonho de Natal tem essa característica mais intimista e de valorizar as pessoas e os valores da cidade, o que considero muito importante”, contou Patricia. O professor aposentado Antônio Pedroso veio do Rio de Janeiro para passar o fim de semana na Serra Gaúcha, e a proposta original do Christmas in Concert foi o que o levou ao espetáculo: “É uma atração que chama a atenção por trazer uma leitura muito diferente para músicas clássicas do Natal, além de conseguir inovar sem perder a emoção”.

O Christmas in Concert, volta ao palco nos dias 16 e 23 as 21h30min, entrada gratuita, na praça João Corrêa.

O 30º Sonho de Natal de Canela é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Ministério da Cultura. Apresentação, Ministério da Cultura e Leis Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Snowland. Patrocínio, Caracol Chocolates e Caixa. Co-patrocínio, Motomarc e Ministério do Turismo. Apoio, Jolimont, Grande Hotel Canela, Brocker e Bustour, Corsan, Grupo Sabemi, Churrascaria Garfo e Bombacha e ClubeFM. Agente Cultural, AM Produções.

Foto: André Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *