Cultura
01/03/2018 11:13

Ao longo de 81 dias, o 32ª Natal Luz de Gramado realizou, de 26 de outubro de 2017 a 14 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a Gramadotur apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa, na Capela do Wish Serrano.

O Natal luz 2017 obteve resultado positivo de R$ 5.156.477,00 milhões. A direção da Gramadotur celebra o excelente resultado, pois pela primeira vez o Natal Luz não teve recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Em 2017 a Autarquia também não precisou buscar recursos da Prefeitura ou empréstimos bancários. Os recursos superavitários serão investidos na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2018, como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia.

A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, comemora, pois tendo assumido em abril de 2017, sem Lei Rouanet, tendo que licitar tudo, e com grande recessão na economia do país, foi realizado um bom trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município.

Durante a entrevista coletiva, a diretoria fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos Gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local.

Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz.

Além disso, foram concedidos 8.910 ingressos em troca de alimentos, para pessoas de Gramado, e ração para cães que atenderam também a Região, tudo intermediado pelo Gabinete da Primeira Dama. Cabe ressaltar ainda o repasse de R$ 120 mil, para o fortalecimento da segurança, via MOCOVI, com participação dos clubes sociais do evento.

Pesquisa

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,2% de positivo pelos entrevistados.

A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 90,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 90% dos entrevistados.

A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:
· Reencontros de Natal, 87% de positivo.
· Grande Desfile de Natal, 89% de positivo.
· Natal Pelo Mundo 89%, de positivo.
· Já a decoração da cidade mereceu 68,3 de positivo.

Os pontos que mereceram mais atenção, verificados pelos entrevistados foram acesso, deslocamento e preços em geral.

A apresentação do relatório final foi realizada pelo Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo, pelo Diretor Financeiro, Alfredo Galafassi, e pela Diretora de Eventos, Iara Sartori.