Homenagens e espetáculo internacional abrem o Bonecos Canela

A trigésima edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos teve sua abertura oficial na noite desta quinta-feira, 18. Com a presença de autoridades e homenagens, os 30 anos foram pauta dos discursos, levando em conta as dificuldade em realizar o evento nos últimos anos.

Elias da Rosa foi um dos homenageados. Ele participa ativamente desde a primeira edição e hoje é responsável pela direção técnica do evento. Toda a equipe técnica envolvida foi lembrada neste momento.

Zita Fröhlich, secretária executiva da Fundação Cultural, também foi lembrada pela organização, devido aos 24 anos de dedicação ao evento.

A curadora do Bonecos Canela Marina Gil lembrou da Associação Gaúcha de Tearo de Bonecos – AGTB, que nos primeiros 10 anos fez parte ativamente da organização do Festival.

Logo após, o argentino Sergio Mercúrio apresentou El Titeriteiro de de Banfield, que encantou o público com as diversas técnicas que fazem parte do espetáculo. Mercúrio esteve 3 vezes no Bonecos Canela: em 1998, em 2007, quando recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo Júri Popular, por Em Camino  e em 2008, quando o Festival completou 20 anos.

A respeito de ter sido convidado para a edição comemorativa de 30 anos, ele afirma: “fiquei profundamente feliz com o convite para vir a Canela nesta edição, pois faz 20 anos que que me apresentei pela primeira vez no Festival de Canela. Este foi o primeiro festival internacional que participei”.

O Bonecos segue até domingo, 21, com mais de 20 apresentações de grupos de teatro de bonecos da região, do Estado e os internacionais The Huber Marionettes, com o espetáculo Suspended  Animation, dos Estados Unidos, além de Valéria Guglietti, da Espanha, que traz o espetáculo No Toquem Mis Manos. O Grande Desfile será no sábado, às 14h30.

Toda a programação ocorrerá no multipalco da Praça João Corrêa, sem cobrança de ingresso. Foi instalada uma cobertura e disponibilizado cerca de 500 cadeiras para o público, então, ainda que chova, toda a programação será mantida.

O Festival de Bonecos de Canela, que segue até domingo, dia 21,  é uma realização da Fundação Cultural de Canela, com apresentação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Canela e apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Mais informações, bem como a programação podem ser conferidos no site www.bonecoscanela.com.br

Um comentário em “Homenagens e espetáculo internacional abrem o Bonecos Canela

  • 20 de outubro de 2018 em 9:16 am
    Permalink

    Trazer pessoa de fora pra fazer um evento que nascer aqui E aqui tem peaaoas competent pra fazer! Este E O grande mal de Gramado que nao acredito no seu povo, prefer trazer de fora. E como ficamos nos que trabalhamos por dias se ter hora pra nada agora nao recebe nada nem mesmo o mimimo que seria um pedido de desculpe por ter em roubado o nosso tempo! Como focamos nos!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *