Geral
26/09/2016 13:57

Um dos espaços disponibilizados pela Prefeitura de Gramado, para a adoção de animais abandonados, foi inaugurado na última sexta-feira (23), na Linha 28, interior do município. O abrigo conta com 58 cães e mais de 30 gatos.

A deputada estadual, Regina Becker Fortunati, criadora da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais de Porto Alegre, se fez presente e também acompanha o projeto, em Gramado, desde o início. “Quando o secretário de Saúde, Jéferson Moschem, me olhou nos olhos e disse que resolveria a situação animal na cidade, confiei. Hoje, vejo que tudo o que foi prometido se concretiza. Gramado, exemplo em tantos segmentos, é também exemplo na preocupação e saúde da causa animal”, disse a parlamentar.

Em 2011 foi criado o projeto "Eu Amo Cuidar dos Animais", avalizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, e que inclui, além da castração e chipagem de animais, ações educativas sobre posse responsável e de fiscalização de proprietários que cometem maus tratos e guarda irresponsável.


Com isso, intensificaram-se as ações educativas e fiscalizatórias, buscando conscientizar sobre a posse responsável de cães e gatos e incentivar a castração e adoção de animais na cidade de Gramado.


Com o objetivo de fortalecer esse processo, a Secretaria de Saúde assumiu a responsabilidade dos animais, antes mantidos pela ONG Consciência Animal. Os mais de 140 cães e aproximadamente 50 gatos foram transferidos, aos poucos e separados por matilha, para novos espaços, mais organizados e aconchegantes.


O promotor de Justiça de Gramado, Max Guazzelli, que acompanhou o caso desde seu início, parabenizou a Administração Municipal pela atitude. “Os parabenizo por assumirem a responsabilidade e, também, por transformarem a vida destes animais em algo muito mais significativo e especial”, comentou.


Após a transferência dos animais para suas novas locações, a Secretaria e a Vigilância em Saúde realizaram a castração e chipagem dos peludos, além de mantê-los sempre saudáveis, com banho e tosa, medicação diária, quando necessário, e todo o fortalecimento em adoção responsável. A administração é exclusiva da Secretaria de Saúde de Gramado, que tem investido em equipamentos, medicamentos, ração e custeio dos locais.


Os demais animais que não estão no novo abrigo da Linha 28 ficam disponíveis nas clínicas Pet Center, Saúde Animal e Álvaro Abreu que, além de abrigá-los, auxiliam no atendimento veterinário, e também na linha São Paulo, em Canela, via Ângela Fabiana Debastiani, e na linha Belvedere, em Gramado, sob os cuidados de Rosa Maria Hencke.