Cultura
16/06/2019 11:57

Orquestra Sinfônica, autores, expositores, artistas, estudantes, autoridades, jornalistas, professores e um público popular entusiasmado participaram da abertura da 23ª edição da Feira do Livro de Gramado neste sábado, dia 15, na Rua Coberta.

O tema deste ano é “Liberte a Imaginação” e foi escolhido para estimular a literatura infantil. Mais de cinco mil crianças já estão agendadas para participar da programação da feira.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) prestigiou a abertura e mostrou satisfação com o evento. ”Fui professor universitário durante 28 anos e acredito que a absorção do conhecimento através do livro é muito mais intensa e eficaz. Agradeço a todos os envolvidos e em especial a nossa homenageada, que vai ficar oito dias na cidade”, disse.

Para a Patrona Marô Barbiere, Gramado é uma cidade que ama as artes. “Eu fico honrada e feliz de ter esse papel de destaque na Feira do Livro, pois represento todos os escritores. Que sejamos todos muito felizes na nossa 23ª edição”.

Vibrando muito com os cumprimentos do público presente e com o sucesso do primeiro dia do evento, o secretário da Cultura, Allan John Lino, sintetizou: “A cultura é um dos fatores primordiais da sociedade, pois nós precisamos dela para conseguir a paz”.

A programação segue até o dia 25, com 11 dias de atividades gratuitas em espaços descentralizados, contabilizando 25 apresentações musicais, seis apresentações de dança artística, 11 apresentações teatrais e 49 bate-papos com sessões de autógrafos, sendo 13 lançamentos de escritores de todo Rio Grande do Sul.

PATRONA

A Patrona Marô Barbieri é professora, escritora e contadora de histórias com formação em Letras (Português e Francês – Língua e Literatura) pela PUC-RS. Com 27 livros publicados e 30 anos atuando em escolas, Barbieri segue na formação de mediadores de leitura.

Desde outubro de 2014, a Patrona é integrante da Academia Riograndense de Letras, contabilizando 21 municípios como escritora homenageada em feiras e três bibliotecas infantis com o seu nome, além de convites para eventos na Espanha, Bélgica, França, Chile e Uruguai.

A Feira do Livro de Gramado é uma realização da Secretaria da Cultura.