Cultura
11/06/2019 10:16

O livro "Walter Bertolucci e A História de Gramado" será lançado neste sábado, dia 15, a partir das 15h, no Museu do Festival de Cinema. Assinado pela neta de Walter, a jornalista Mariana Bertolucci, o livro faz parte das ações do projeto Memorial Walter Bertolucci.


Após a sessão de autógrafos no Museu do Festival, Mariana participa de um bate-papo, às 17h, na Feira do Livro de Gramado, que ocorre na Rua Coberta.


Conforme Mariana, o livro conta um pouco de toda a criação e crescimento de Gramado, passando por seus fundadores, emancipadores e figuras importantes para o desenvolvimento da cidade. "gramadense pode sentir muito orgulho da luta e da determinação dos seus antepassados e do seu povo por terem em conjunto trabalhado tanto e com muita dedicação para que a cidade seja essa potência, reconhecida nacional e internacionalmente como é hoje", frisa a jornalista.


Para a autora, a publicação da obra é um sonho realizado. "Eu cresci ouvindo as histórias divertidas e as de luta política do meu avô e, desde que me formei jornalista, eu dizia para ele que queria escrever um livro que contasse a sua linda história. Infelizmente, ele não está mais vivo para ver com orgulho como é linda a sua própria história. Dez anos depois da sua morte, conseguimos homenageá-lo", afirma Mariana

 

SOBRE A AUTORA


Formada em Jornalismo pela PUCRS, Mariana Bertolucci atua mercado gaúcho de comunicação desde 1995. Entrou no Grupo RBS em 1996. Foram 15 anos atuando como repórter e nos últimos cinco anos como colunista no Jornal Zero Hora.


De 2012 à 2013, no Palácio Piratini, em uma das secretarias estaduais realizou trabalho como assessora de imprensa. Em março de 2013, lançou a Revista  por Mariana Bertolucci, à caminho de sua 27ª edição publicada e que completou em 2019 seis anos. Mariana é mãe de Antônia e vencedora do Prêmio Açorianos 2011 na Categoria Crônicas com seu livro de estreia Bailarina sem Breu.

 

MEMORIAL 


Ao longo do último ano, o projeto Memorial Walter Bertolucci realizou uma série de ações para lembrar o legado do primeiro prefeito de Gramado. O lançamento do livro marca o encerramento do ciclo de homenagens, que contou ainda com a celebração de uma missa póstuma, inauguração do Monumento da Hortênsia no Largo Walter Bertolucci e a criação de uma exposição iconográfica sobre a vida do líder da comissão emancipacionista de Gramado. Além de prestar uma homenagem ao político visionário, o projeto teve como propósito promover um resgate da história do município.


BENEFICENTE


Além de ser doado para escolas, o livro "Walter Bertolucci e A História de Gramado" terá venda em benefício do Lar de Idosos Maria de Nazaré durante a Feira do Livro de Gramado. Os voluntários da casa de repouso estarão comercializando o livro na Rua Coberta.