Cultura
02/05/2019 11:17

Ser referência como espaço de memória da história do Município e dos gramadenses. Esse é o conceito do Museu Municipal Professor Hugo Daros, reaberto na tarde da última terça-feira, dia 30. O acervo, que contém mais de mil peças que remetem à origem da cidade, passou oito anos fechado e recebeu um trabalho minucioso de higienização e catalogação das peças.

Hoje é um dia hoje muito especial, pois estamos promovendo o resgate de uma fração da nossa história e dando a dimensão da homenagem que o professorHugo Daros merece. Ele que secretariou todos os trabalhos de emancipação de Gramado e foi um grande batalhador para que a nossa cidade se desprendesse de Taquara e virasse o que é hoje: uMunicípio moderno que não esquece suas origens e faz das suas raízes a melhor semeadura possível para nós conquistarmos novos espaços, homenageando sempre quem nos antecedeu e quem fez de Gramado o que é”, disse o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), durante a cerimônia de inauguração.

O secretário da Cultura, Allan John Lino, afirmou que a inauguração do museu deve ser considerado um momento histórico para o Município. “A construção veio para resgatar histórias e memórias da nossa cidade, e hoje, estamos fazendo parte de um momento histórico”, disse.

Ele também fez questão de ressaltar o apoio de outros parceiros envolvidos, como a secretaria da Administração e a Câmara dos Vereadores, que foram fundamentais para que o espaço fosse reaberto.

A museóloga Morgana Camargo, responsável pela nova identificação do museu, explicou que o espaço será um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois “olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos sejam disponibilizados para a sustentabilidade das futuras gerações”, enfatizou.

HUGO DAROS
Ícone de participação humanitária, política, cultural, esportiva e educacional que deixou marcas na história do Município, por isto tornou-se patrono do museu.

SERVIÇO:
O museu fica na Rua São Pedro, 347, ao lado da Câmara dos Vereadores. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira: 9h às 11h45 e 13h3O às 17h45. Aos sábados, de 10h às 16h. A entrada é gratuita.