Cultura
15/05/2019 15:13

A Festa da Colônia terá uma nova Corte. Neste sábado, dia 18, acontece a escolha das novas Soberanas da Festa da Colônia de Gramado. São 12 candidatas que estão representando o interior do Município.

Este momento especial e de grande expectativa está programado para iniciar às 18h30, no palco Origens no complexo do evento no ExpoGramado.

O Concurso desta edição da Festa será uma homenagem à primeira rainha da Festa das Hortênsias e os 60 anos da realização da Festa, completados no ano passado.

Segundo o Missólogo André Lima, um dos coordenadores do Concurso, as coroas da nova Corte representam as Hortênsias e foram pensados para esta finalidade.

A nova Rainha irá carregar a cor azul e as Princesas as demais cores das Hortênsias. “Os ramos de trigo nas Coroas representam a colheita, um dos propósitos dos agricultores da Festa da Colônia”, comentou André.

A criação as Coroas da Corte foi de Adriana Menezes e André Lima. “Sempre quis que a Festa da Colônia tivesse uma joia, elas são representantes genuínas do evento”, conta Lima.

“As coroas foram desenvolvidas com muito carinho, as formas e cores fazem parte de um processo de elaboração que tem como objetivo compor toda preparação e cuidados com a organização para que futuras soberanas as recebam e carreguem este símbolo de conquista com orgulho”, disse emocionada, Adriana Menezes.

Já os novos trajes oficiais das Soberanas foram pensados também em homenagem à Festa das Hortênsias e são uma criação de André Lima.

A nova Corte de Soberanas homenageia a primeira Rainha da Festa das Hortênsias, Iraci Casagrande Koppe.

As candidatas para a nova Corte da Festa da Colônia de Gramado são:

Alessandra Carina Grauer, 19 anos, da Linha Marcondes. “Quero representar a comunidade levando as origens para toda a cidade.

Emiliane de Paula Galle, 19 anos, da Linha Bonita. “Importante representar os imigrantes e fundadores do Município”.

Giovana Marschner, 21 anos, da Linha Furna. “Quero reforçar o compromisso com os colonos e os agricultores”.

Isis Galle Michaelsen, 17 anos, da Linha Carahá. “Importante a Corte pois a Rainha e as Princesas são fundamentais na divulgação da Festa, além de representar a minha comunidade”.

Jenifer Lovatto, 30 anos, da Pedras Brancas. “Quero representar o interior do meu Município e recepcionar os visitantes na Festa onde o colono expõe tudo o que produz”.

Jéssica Silva, 22 anos, da Linha Nova. “A Festa simboliza representar toda a história de Gramado revivendo as nossas origens”.

Larissa Miranda Brito, 18 anos, da Linha Quilombo. “A Festa é importante pois mostra a cultura da colônia e suas etnias”.

Mariana M. Pereira, 20 anos, da Linha Carahá. “Quero representar a nossa tradição e resgatar a valorização das nossas raízes e trazer a simplicidade do meio rural”.

Maxine Fassbinder, 25 anos, do Quilombo Alto. “Tenho o desejo de representar a nossa cultura e cidade”.

Milena Moreira da Silveira, 18 anos, da Linha Araripe. “Quero mostrar o valor de quem colonizou Gramado, e mostrar gratidão a todos aqueles que trabalharam unidos na construção da história da cidade”.

Stéfani Beatriz Lopes Barbosa Backes, 19 anos, da Linha Ávila Baixa. “Quero mostrar para todos o quanto é importante o nosso trabalho como produtor rural. Eu como apicultora me sentiria lisonjeada em representar uma festa que é de todos os colonos.”

Vanessa Canei, 27 anos, da Linha Araripe. “Quero representar a força e a beleza da mulher do interior, divulgando o árduo trabalho do dia a dia do nosso agricultor para continuar preservando as nossas raízes”.

A Corte atual da Festa da Colônia, que se despede sábado, é formada pela Rainha Aline Wiltgen da localidade do Campestre do Tigre e pelas princesas Mariana Marcon da Linha Araripe e Giovana Marcon da Linha Bonita.

A promoção é coordenada pela Gramadotur, Autarquia Municipal que promove a Festa da Colônia de Gramado.

29º Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Escolha das Soberanas: sábado, dia 18 de maio, às 18h30 no Palco Origens.

Entrada e estacionamento: gratuito.