Politica
22/05/2019 19:06

Quem manda no PSDB de Gramado? Essa pergunta eu tenho ouvido nos corredores da política. Ela é motivada pelo fato de o partido ter uma disputa interna em relação às eleições de 2020. Segundo fontes, o fundador do partido e uma das principais lideranças tucanas, Jorge Drumm, tem demonstrado o desejo de manter a histórica parceria com os Progressistas.

Por outro lado, o presidente do PSDB municipal, Celso Fioreze, estaria lutando por uma terceira via, ou seja, que os tucanos lancem candidatura própria à Prefeitura. Pelo discurso que Fioreze fez na convenção do PP, no último dia 11, afirmando que nada está decidido e que o PSDB irá apoiar o melhor projeto para Gramado, fica claro que ele não pretende se coligar com os Progressistas. Pelo menos não por enquanto.

É fato que Celso Fioreze sempre foi de ficar em cima do muro e que o PSDB costuma deixar suas decisões para última hora, tentando valorizar o passe. Mas toda vez acaba junto do PP. Entretanto, atualmente, o presidente dos tucanos está mais do lado do Fedoca que dos Progressistas. Foi ele quem indicou o atual secretário de Turismo, José Carlos Ramos, cuja atuação dispensa comentários. Também foi o Celso quem levou a ex-primeira-dama, Bianca Bertolucci, para o PSDB. Na época de sua filiação, oficialmente, ela ainda era a esposa do prefeito.

Fontes afirmam que Drumm e seus aliados dentro do partido defendem a coligação com o PP, mas Celso tenta emplacar seu nome para disputar a Prefeitura, com Gregório Nardini ou até a própria Bianca, de vice. Fica a pergunta: Quem vencerá essa disputa? Quem tem mais força no PSDB?