Politica
15/04/2019 17:16

Tribunal de Justiça do Estado, após inúmeras sessões, no início da tarde de hoje (15) votou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), ingressada pelo prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT), contra a Câmara Municipal. A ADIN trata do nepotismo em cargos do Executivo e foi considerada improcedente pela maioria absoluta dos 25 desembargadores. 

O prefeito Fedoca ingressou com a ADIN contra o Legislativo de Gramado por não concordar com alguns artigos da Lei Orgânica, aprovada no final de 2017, especificamente os que referem-se a questão do Nepotismo. 


O acórdão final do TJ deve ser publicado ainda essa semana. Estima-se que após a publicação o Executivo faça cumprir a Legislação que esta vigente desde dezembro de 2017.

Diversas pessoas que possuem parentes na Prefeitura e ocupam cargos de comissão (CC) deverão deixar suas funções. O caso de maior repercussão é o da secretária de Educação, Gilça Silva, esposa do chefe de Gabinete do prefeito, Renato Bertoja. Gilça deverá sair do Executivo.

Outro caso é o do secretário adjunto de Financas, Daniel Pretto, marido da secretaria do prefeito, Adriana Pretto. Quem deve sair é Daniel.