Aplicativo, grife, mascote e eventos prometem agitar a cidade este ano

Turismo
18/03/2019 15:13

Colocar a cidade de Canela em destaque no cenário turístico brasileiro e internacional tem sido uma tarefa levada muito a sério pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC). Ao longo dos 27 meses de gestão, a equipe, liderada pelo secretário Ângelo Sanches, conquistou feitos históricos e números recordes para o Município.


Segundo balanço do último ano, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas visitaram Canela, sendo que a maior parcela, cerca de 2 milhões, estiveram na época do Sonho de Natal.


Para que os resultados se consolidem e os números continuem sendo promissores, na última sexta-feira (15) a pasta reuniu autoridades, imprensa e convidados para apresentar o plano de ação de 2019 e outras novidades.


Aplicativo


O digital é um caminho sem volta para a sociedade e os smartphones, cada dia mais completos e ágeis, se tornaram companheiros inseparáveis não só para as tarefas diárias, como para os momentos de lazer. Pensando nisso, foi lançado o aplicativo Guia de Canela, que traz informações detalhadas de todos os atrativos turísticos, opções gastronômicas e eventos da cidade.


Um trabalho minucioso de catalogação, registro fotográfico e redação foi feito para apresentar aos usuários detalhes e sugestões que só um canelense poderia dar, para que se possa aproveitar a cidade ao máximo. “É uma ferramenta muito útil para quem vem independente e também para quem viaja por agência, pois o passageiro pode baixar o aplicativo em casa e começar a planejar os pontos que deseja conhecer.”, comentou o secretário Ângelo.


Já disponível para download nas plataformas Android e iOS, tanto para celular quanto para tablets, o Guia de Canela tem textos personalizados, galeria de imagens, fotos 360º, geolocalização e informações de contato dos mais de 40 atrativos turísticos, 120 restaurantes e todos os eventos, promovidos ou não pela Prefeitura, e sem custo algum para os estabelecimentos. “É um presente da Secretaria de Turismo e Cultura para todos os empreendedores e visitantes”, complementa Sanches.


Canela é grife


Foi apresentado, também, o projeto de comercialização de produtos com as marcas “Canela Paixão Natural”, Sonho de Natal de Canela e do Parque Estadual do Caracol, que ganhou o nome de Grife Canela. A Prefeitura já entrou com pedido de registro das marcas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, em seguida, publicará Edital de Chamamento Público para credenciamento de empresas interessadas em produzir e comercializar os produtos, que vão de canetas a objetos de decoração para a casa.


Com isso, a Prefeitura passa a receber uma porcentagem das vendas, a título de royalties, que será reinvestido no próprio turismo. “Essa é mais uma forma de aumentar as receitas próprias e garantir a sustentabilidade do nosso Município”, ponderou o prefeito Constantino Orsolin.


Mascote Caio Caracol


Dentre os produtos que serão vendidos na Grife Canela está o Caio Caracol, que foi apresentado como mascote do Parque Estadual do Caracol. Além da pelúcia, o simpático personagem também poderá ser encontrado em chaveiros, camisetas, canecas etc.


Calendário de Eventos


A agenda de atividades da cidade está muito movimentada em 2019. Foram apresentados 16 eventos do Calendário Oficial do Município. Confira no quadro as datas e programe-se para prestigiar.

Também foi apresentado o calendário de participação em feiras e eventos do trade turístico em que a SMTC estará presente.


Até o final do ano, Canela terá estande em centenas de eventos, inclusive participando em ações conjuntas com o grupo de Municípios da Serra Gaúcha, que proporciona um rateio das despesas e economia para todas as sete cidades envolvidas.

Outra novidade é a parceria com o Sicredi Pioneira RS que patrocinará os eventos de Canela, ao longo de 2019.


Páscoa em Canela


Com o tema “O Reino dos Coelhos”, a Secretaria de Turismo, realiza de 6 a 28 de abril, a Páscoa em Canela, com atrações gratuitas para todas idades.


Nova sede


Por fim, foi comunicada a mudança da sede da SMTC para um imóvel na Rua Rodolfo Schlieper, 128, ao lado da UCS. O novo espaço de 154 m² abrigará a equipe de 16 servidores, que até então estava dividida em dois prédios, em um único local.