Turismo
11/05/2019 17:26

Painel sobre diferentes tecnologias para o turismo marcou a manhã do último dia do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos neste sábado, 11 de maio. Marcus Rossi, CEO da Summit Hub, abordou a transformação e desafios  do turismo a partir de plataformas digitais.

O "efeito startup" como lembrou, sempre começa  com uma marolinha antes do tsunami. Por isso é  importante saber identificar as sutis transformações no mercado, exemplificadas através de exemplos variados de fracasso é sucesso.

Uma das dicas é que aperfeiçoar, muitas vezes, é melhor que criar. Afinal, a roda já foi inventada, lembrou,  salientando que a mudança  tem de ser rápida. 

Na sequência, In Hsieh, CEO da Chinnovation, apresentou os grandiosos números da China no cenário mundial, enfatizando que curiosamente ainda estão  sendo ignorados no Brasil. Para Hsieh, a relação do turismo com a tecnologia  tem um longo caminho para avançar.

A coleta de dados e cadastros pode ser aperfeiçoado. Hsieh citou exemplos chineses de colaboração em plataformas que aumentam as compras de consumidores.

Segundo ele, falta esta integração nos destinos brasileiros, em função dos equipamentos trabalharem de forma individualizada, quando se poderia conhecer melhor o perfil do consumidor no momento em que ele começa a fazer suas reservas. Mais do que se preocupar com a tecnologia a ser utilizada, destacou, o mais importante é a devida adequação ao modelo de negócios, concluiu.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado.

O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades.

Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas.

Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Mais informações:  www.forumgramado.com.br