Turismo
28/06/2018 21:12

Mais de 1.500 pessoas passaram pela Caza Wilfrido no último sábado (23) para conferir Ô Churras, em Gramado. Reforçando seu pioneirismo neste estilo de evento, o festival encerra sua segunda edição se consolidando como o maior deste tipo no Rio Grande do Sul.

Segundo Enzo Arns, diretor da Matilha, empresa organizadora do evento, Ô Churras será exportado para Balneário Camboriú, Jurerê Internacional e Atlântida, com edições previstas para ainda este ano.

“O evento ganhou importância como gerador de fluxo turístico motivando a vinda de visitantes de 115 municípios e 14 estados brasileiros. Só no Rio Grande do Sul foram 70 diferentes municípios, da Campanha ao Litoral, além de diversos estrangeiros do Cone Sul”, avalia Enzo Arns.

Cortes, técnicas e assadores fizeram a alegria dos visitantes em um dia de sol e temperatura agradável para o rígido inverno da Serra Gaúcha. Ao todo, três toneladas de carne e acompanhamentos foram servidas. Com seis opções de chopes nas torneiras, foram consumidos 2.500 litros de cerveja e quase mil drinks servidos, um dos destaques do evento.

Entre as tantas opções de carne como costela, vazio, picanha e pato, uma das estações mais movimentadas foi a do Cogumelo Montanhês que serviu uma brusqueta de cogumelos na brasa. A disputa também foi grande pelas panquecas de doce de leite da Mukli.

Curadora técnica, a churrasqueira Clarice Chwartzmann comemorou o sucesso do evento que celebrou a cultura gaúcha. “O gaúcho, como nenhum outro povo, cultiva e celebra a cultura e o ritual ao redor do fogo, sendo o churrasco sua maior expressão de tradição e união. O evento traduziu essa essência gaúcha, buscando na experiência mais autêntica desta cultura, o momento grandioso e renovado como entretenimento, sem perder sua verdadeira origem e significado. Construir essa história com Ô Churras é cuidar e reverenciar nossa origem e identidade”.

A próxima edição do Ô Churras em Gramado deverá acontecer ainda em 2018, adiantou o organizador Enzo Arns. O evento também estuda edições em outras cidades gaúchas e em Santa Catarina e no Paraná.

Torneiras compartilhadas com cervejarias locais

Das sete torneiras dos estandes da Eisenbahn, três foram destinadas às criações de cervejarias artesanais convidadas: Edelbrau, de Nova Petrópolis, Cervejaria Farol, de Canela e Gram Bier, de Gramado.

“Assim como Ô Churras expande a arte do churrasco para que mais pessoas apreciem a variedade de cortes e assados nobres que a gastronomia gaúcha oferece, a Eisenbahn congrega da mesma ideia de democratizar a cultura cervejeira para que mais pessoas possam apreciar diversos estilos de cerveja. Nesse sentido, o convite às cervejarias Edelbrau, Farol e Gram Bier reforça o propósito de unir, fortalecer e fomentar o mercado cervejeiro craft na Região Sul e no País”, explica Karina Pugliesi, gerente da marca Eisenbahn.

O estilo Rauchbier, produzido com maltes defumados da região de Bamberg, na Alemanha foi relançado com exclusividade durante Ô Churras, harmonizando perfeitamente com o cardápio do evento.