Parque de olivoturismo de Pedro Bertolucci inaugura até o fim do ano

É em meio a área rural de Gramado, na Linha Nova, que o primeiro parque de olivocultura do Rio Grande do Sul, de propriedade do ex-prefeito Pedro Bertolucci e sua família, abre suas portas para uma experiência inédita no Estado. O ousado projeto está em fase final de implantação e deverá estar aberto ao público até o fim do ano.

Cercado pela mata nativa acima do cânion da Pedra Branca e a apenas 14km do centro da cidade, o Olivas de Gramado reúne em um mesmo empreendimento turismo rural, fazendinha, pomar, horta orgânica, bistrô, loja com grife exclusiva e uma experiência completa em torno da olivocultura com visita à plantação de oliveiras, degustação e tour pela fábrica de azeite.

São mais de 150 hectares com 10 mil mudas de oliveiras plantadas de seis diferentes variedades em uma das vistas mais arrebatadoras da região. Localizado na área rural de Gramado, o Olivas de Gramado resgata os hábitos, paisagens e a identidade do estilo de vida do interior justamente onde a cidade, que hoje é considerada o segundo melhor destino do Brasil, teve origem.

“Queremos resgatar a história e a essência de Gramado trazendo o turista para a região rural onde a cidade começou em um empreendimento inédito e pioneiro no setor de turismo e olivocultura”, explica Daniel Bertolucci, empresário que está à frente do negócio. Em fase de finalização, o parque deverá abrir as portas para o público em breve.

O Olivas de Gramado apresenta atrações variadas para contemplar seus dois principais conceitos: rusticidade e sofisticação. Além de vivenciar de perto todo o processo de produção do azeite de oliva, desde a plantação ao envase, quem visitar o empreendimento poderá desfrutar ainda de passeios pelo parque entre pomares com 100 espécies de árvores frutíferas nativas e exóticas, horta orgânica, viveiro de plantas, fazendinha com animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos e ovelhas, e ainda fazer piqueniques, trilhas e passeio de jardineira.

Um dos principais atrativos turísticos ao redor do mundo, a gastronomia terá um espaço de destaque. Combinando alta gastronomia e a identidade colonial da região, o Bistrot Olivas de Gramado irá oferecer um cardápio elaborado para almoço e jantar e uma carta diversificada de bebidas. A produção local será contemplada no Empório Colonial, onde o visitante poderá encontrar queijos, embutidos, schmiers, sucos naturais e outros produtos coloniais da região.

Além do plantio de oliveiras e das atrações, o parque também dedica boa parte de sua área à preservação ambiental e contemplação. Mais de 90 hectares são de Área de Preservação Permanente (APP) preservadas, monitoradas e com visitação por via de trilhas ecológicas cuidadosamente traçadas com acompanhamento de guias capacitados, para que o ecossistema se mantenha inalterado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *