Politica
21/09/2016 13:16

Pedro Bertolucci e Jorge Drumm, candidatos a prefeito e vice pela coligação União por Gramado, reuniram-se na tarde de segunda-feira (19), com o grupo de famílias que usufruem dos Fornos da cidade. Atualmente, o espaço é utilizado por 11 famílias, que envolvem mais de 150 pessoas no negócio.

Pães, cucas e demais iguarias coloniais produzidas no interior do município são comercializadas em ponto nobre de Gramado, na Praça das Etnias, gerando renda para as famílias e oferecendo à comunidade e visitantes um diferencial que é referência para o país. Nos Fornos, a cultura de Gramado é resgatada e contada a cada fornada, através do trabalho e esforço do homem do campo.

O encontro serviu para Pedro e Drumm trocarem ideias sobre o plano de governo no que tange o fomento às agroindústrias e agronegócios. “A Festa da Colônia foi o início de todo este desenvolvimento. Hoje temos um cenário favorável para nosso homem do campo, temos um espaço bonito e eficiente na Praça das Etnias, mas não podemos parar na zona de conforto. O que queremos mais? Temos que potencializar nosso interior, desenvolver novas agroindústrias e agronegócios. Temos que inovar e fechar novas parcerias. Temos que oportunizar que outras famílias também usufruam de nossos Fornos. Uns devem ajudar os outros para fortificar este setor. O que foi feito até aqui é história, agora temos que escrever uma nova página e pensar no futuro. A Prefeitura deve ser uma fomentadora e abrir estes caminhos”, destacou Pedro.

Drumm reiterou a importância dos fornos e da valorização do homem do campo. “Os Fornos são um case de sucesso, eles são a síntese da história de Gramado. A base do sucesso de nossa cidade está na valorização do homem do campo. Precisamos manter o que já está bom e apontar o que deve ser melhorado. A grande diferença são vocês, produtores, e a prefeitura deve agir como uma facilitadora neste segmento”, disse.

Entre os assuntos abordados estava a questão dos loteamentos irregulares no interior do município, a concessão dos fornos para as 11 famílias, que vence em 31 de dezembro, além da ampliação do período desta concessão, financiamento para a Festa da Colônia, entre outros.

Propostas para o interior:

Dentro do plano de governo Pedro e Drumm, quanto a parte que se refere ao turismo, está o incentivo e investimento no desenvolvimento do turismo rural, levar os eventos para os bairros e localidades interioranas, criação de novos pontos turísticos e proteção do patrimônio histórico.

Além disto, no que tange especificamente a zona rural, dentre os eixos prioritários estão a continuidade da pavimentação asfáltica, drenagem e saibramento das estradas do interior, fomentar o desenvolvimento das agroindústrias familiares, incentivar a produção, comercialização e o consumo de produtos orgânicos produzidos em Gramado, evitar a urbanização das áreas rurais através de legislação específica regulamentando as construções, apoio aos pequenos agricultores com a prestação de serviços nas propriedades ruraise promover a distribuição de renda nas comunidades do interior.