Policia
10/05/2018 00:39

A Polícia Civil de Canela prendeu, no final da tarde de hoje, 09 de maio, a principal liderança de facção criminosa com atuação na cidade. Ele vinha sendo investigado pela Seção de Investigação da Delegacia de Polícia há mais de ano, tendo envolvimento principalmente como articulador do tráfico na cidade e região, sendo responsável por trazer drogas para Canela, distribuir a outros traficantes, que agiam sob seu comando.

Ele ainda possui envolvimento em outros crimes, conforme apurado pela Polícia Civil, incluindo roubo à mão armada, ocorrido na Rua Dona Carlinda, contra estabelecimento comercial, em 20 de dezembro de 2017.

Ele ainda foi ouvido como testemunha em homicídio, crime ocorrido em 04 de março deste ano, quando a vítima, também com envolvimento com o tráfico de drogas, foi levada de sua casa, no Bairro Vila Miná, sendo encontrada logo depois morto com diversos tiros, inclusive no rosto, no Bairro Saiqui.

Ele já teve um de seus "soldados" morto na localidade denominada "escadaria", em Canela, quando iniciaram-se as disputas por pontos de droga na cidade.

Conforme apurado pela Polícia Civil, o investigado angariava criminosos da região metropolitana para realizar coação a outros criminosos na cidade de Canela, obrigando-os a venderem drogas para sua facção. Um dos traficantes chegou a procurar a Polícia Civil para relatar as ameaças sofridas pelo investigado e seus comparsas, que chegaram a efetuar disparos de arma de fogo contra sua residência.

O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela e responsável pelas investigações, afirma que se trata da prisão mais importante realizada na cidade neste ano, uma vez que o investigado é apontado como principal liderança de uma facção criminosa com atuação violenta no Município, sendo responsável pela circulação de grande quantidade de drogas e armas na cidade, utilizando-se de vários outros traficantes locais.

“A facção usa de violência incomum para os padrões de Canela, sendo responsável pela mudança do perfil de criminalidade na cidade, devendo ser coibida com todas as forças pela Polícia Civil, que se dedicou muito para que esta prisão ocorresse”, afirmou o Delegado, que ainda elogiou a dedicação dos policiais civis, bem como a sensibilidade do Poder Judiciário canelense em analisar os pedidos da Delegacia de Polícia durante as investigações.

O criminoso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Canela em razão da prisão preventiva, que não tem prazo. O Delegado Vladimir reafirmou em concentrar ações e prisões em líderes do crime na cidade, para que permaneçam presos por maior período.