Policia
27/12/2017 18:42

A Polícia Civil de Gramado concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar denúncia de desvio de merenda escolar, fato ocorrido, em tese, na Escola Municipal Gentil Bonatto.

A conclusão, a partir das provas colhidas ao longo da investigação, foi no sentido de que efetivamente houve o desvio e utilização de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, na realização de um jantar de confraternização ocorrido fora das dependências da Escola, no final do ano de 2016.

Segundo o delegado Gustavo Barcellos, não houve demonstração, por parte dos investigados, de que havia sido autorizada a utilização dos produtos, evidenciando-se má-fé e a reprovabilidade do agir, bem como a forma promíscua no trato com os produtos da escola, cujos destinatários são os alunos.

“A instauração do procedimento foi solicitada pelo próprio Município e veio acompanhada de uma gravação com imagens do fato apurado. Foram indiciadas quatro pessoas: a diretora e a vice diretora da época; o ecônomo, à época, do pavilhão da escola; e uma servidora da cozinha. Todos foram indiciados por peculato, cuja pena varia de 2 a 12 anos de prisão”, disse o delegado.

Peculato é o crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública.