Por conta de notificação da EGR, Rua Augusto Tomazelli recebe nova sinalização

Cumprindo a notificação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), conforme processo n° 17/0435-0032856-7, será instituída nova sinalização para a Rua Augusto Tomazelli, bairro Várzea Grande. A conversão à esquerda para a ERS 115 (km 37), sentido Várzea/Centro, passará a ser proibida. A alternativa para os usuários é utilizar o trevo da ERS 115 com a Avenida 1° de Maio para se locomover em direção ao centro da cidade.

A determinação por parte da EGR constata que o acesso atual possibilita manobras perigosas, colocando em risco os motoristas e demais usuários da rodovia. Também de acordo com a EGR, o local encontra-se fora de padrões técnicos adequados. Com isso, o Município foi notificado para que, no prazo de 30 dias a partir do recebimento da notificação, encaminhe para a análise um projeto de melhorias, adequando-o aos manuais do DAER/DNIT.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito, aguarda a melhora no tempo para, com a pista seca, instituir as modificações necessárias na sinalização viária horizontal e vertical. A previsão é de que a mudança na trafegabilidade do trecho ocorra ainda nesta semana.

Serão instalados tachões e placa de sinalização proibindo a conversão à esquerda. Também será feita a pintura do asfalto indicando o sentido do trânsito. Além disso, o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, na próxima quinta-feira (07) se reunirá com o engenheiro responsável pelo setor de sinalização viária da EGR, para definir medidas de sinalização viária em parceria com a empresa.

É a segunda vez neste ano que o Município foi notificado por ter executado obras em desacordo com as normas e padrões dos órgãos de trânsito estaduais e nacionais. O primeiro caso foi a Rua Miguel Tissot, tema de ação civil pública do Ministério Público em 2015.

“O município de Gramado mais uma vez foi notificado por ter executado obras de acesso à ERS 115 de maneira irregular, em 2016, não atendendo padrões do DAER e DNIT. Por esse motivo, a comunidade, novamente, está sendo prejudicada pela execução de obras sem o devido planejamento, que causam transtorno ao trânsito e colocam em risco a vida de todos os usuários. Sabemos que a Rua Augusto Tomazelli auxilia os moradores da Várzea Grande e Serra Grande para o escoamento do trânsito, mas as condições irregulares do acesso à rodovia aumentam o risco de acidentes. Atendendo a medida da EGR, buscamos preservar a vida e a segurança no trânsito”, afirma o secretário.

A Prefeitura de Gramado tem até o dia 15 de dezembro para cumprir as determinações da EGR. O não atendimento da notificação até o prazo estabelecido implicará automaticamente na aplicação de multa ao Município no valor de R$ 1.500 além de multa diária no valor de 10% sobre o valor da multa inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *