Prefeitura estima que IV Gramado in Concert foi prestigiado por 50 mil pessoas

O IV Gramado in Concert encerrou no sábado (24) à noite, no Expogramado, sob grande aplauso do público presente.

O evento apresentou o grande concerto da Orquestra A do Festival, com as obras: Sinfonia n° 4 de Tchaikovsky, Abertura Festiva de Shostakovich e a Rhapsody in Blue de Gershwin, tendo como a solista a sul coreana Melanie Chae, além da obra vencedora do III concurso de composição desta edição do Festival, Paisagem Sinestésica, sob a regência do Maestro Linus Lerner.

O maestro ressalta que o nível da orquestra de encerramento nesta quarta edição do evento foi muito superior aos anos anteriores. Após o grande concerto foi realizada uma festa de encerramento no Rasen Platz, com a apresentação da Big Band do Festival.

Aproximadamente 50 mil gramadenses e turistas estiveram presentes nos nove dias de espetáculos da Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra de Cordas de São Paulo, além das duas orquestras de jovens músicos da América Latina e de vários estados do Brasil, formadas durante o festival.

O público também pôde assistir à camerata de violões, apresentação de grupos de câmara, solistas e trios, recitais de alunos, recitais de professores, além de intervenções artísticas em diversos locais de Gramado, como a Rua Coberta, Lago Negro, Expogramado, Teatro Elisabeth Rosenfeld, Praça das Etnias, Igreja Apóstolo Paulo (Igreja do Relógio) e Hotel Master Premium.

Os solistas convidados deram especial brilho ao evento, como a reconhecida soprano Carla Maffioletti, o violinista Edwin So Kim, a violista Hong Mei Xiao e o clarinetista Luis Rossi.
As apresentações no Hospital Arcanjo São Miguel, Instituto Santíssima Trindade, Lar de Idosos Maria de Nazaré levaram encantamento, alegria e emoção àqueles espaços.

As aulas de diversos instrumentos, como oboé, fagote, marimba, violinos e violas, piano, contrabaixo, saxofone, trompa, clarinete, dentre outros, e de canto lírico, ocorreram nas salas da FAURGS, na Expogramado e no Janz Team Gramado, ministradas pelos professores e artistas em residência.

A terceira edição do Concurso de Composição Erudita, com mais de 40 inscritos, teve como vencedor o jovem músico gaúcho Lucas Brum, com a composição Paisagem Sinestésica.

Já o concurso de Jovens Solistas, que ocorreu no Hotel Master Premium Gramado, teve como vencedor Lucas Ferreira dos Santos (RJ), em segundo lugar os irmãos gêmeos Gabriel Santos Polycarpo e Ariel Santos Polycarpo (RS),e em terceiro Lugar e Júri Popular Bruno Felipe Duarte (RS).

A secretária de Turismo, Rubia Frizzo, destaca a importância da consolidação de projeto tão significativo no calendário de eventos de Gramado, além do valor social, cultural e turístico do evento. “Os estudantes de música, solistas e professores puderam desfrutar das belezas e atrativos turísticos de uma das mais belas cidades brasileiras e serão, sem dúvida, multiplicadores da hospitalidade de Gramado.

O Gramado In Concert é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, e tem como coordenadores artísticos o Maestro Linus Lerner, o Maestro Leandro L. Serafim e o secretário de Cultura, Allan John Lino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *