Politica
14/12/2018 12:33

Após duas reuniões bastante tensas, realizadas nesta quinta-feira (13), o Partido Progressista de Gramado fechou questão e vai apoiar o vereador Rafael Ronsoni para presidir a Câmara Municipal no ano de 2019. A eleição da Nova Mesa Diretora da Casa acontece na próxima segunda-feira (17), durante a sessão ordinária, a partir das 18h.

Apesar do diretório do partido ter determinado o apoio a Ronsoni, a vereadora Rosi Ecker Schmitt, inimiga política de Rafael, não aceitou o acordo, que foi fechado da seguinte forma: Ronsoni preside a Câmara em 2019 e Rosi em 2020. Diante disso, Rosi afirmou na reunião que vai montar uma chapa concorrente, com o apoio dos vereadores da situação: Renan Sartori (MDB), Everton Michaelsen (MDB) e Professor Daniel (PT).

Assim, cada chapa, em tese, teria quatro votos. A de Ronsoni com os votos dos Progressistas: Ubiratã Oliveira, Volnei da Saúde, Luia Barbacovi e o do próprio Rafael. E a de Rosi com o voto dela e os três da situação. A decisão acabará no colo da vereadora Manu (PRB).

A situação de Manu é bem complicada. Afinal ela é amiga de Rosi. Mas fechou acordo com os Progressistas de que se apoiassem ela para presidir o Legislativo em 2018, ela apoiaria os nomes do partido em 2019 e 2020. Manu disse que vai honrar o acordo.

Há quem acredite que na última hora Rosi desistirá de colocar uma chapa concorrente, pois se insistir na ideia irá bater de frente com a decisão do próprio partido. Afinal, ela poderá responder no Conselho de Ética do PP por isso, podendo até ser expulsa do partido. A decisão final só saberemos na segunda-feira.

Veja abaixo o ofício encaminhado pelos Progressistas a Manu (clique no link abaixo das imagens para ver), a ata da reunião do PP com o PRB e as assinaturas dos presentes:

Ofício Manu