Sábado Festivo: UAB abre as portas para a comunidade com programação de aniversário

Há um ano, o sonho de cursar o ensino superior gratuito é uma realidade em Gramado. Inaugurado em agosto do ano passado, o Polo da Universidade Aberta do Brasil de Gramado, implantado e mantido pela Prefeitura, traz uma programação especial para comemorar a data. Neste sábado (11), a UAB abre as portas para a comunidade e sedia atividades das 9h às 13h, na sua sede, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC, no bairro Moura.

Haverá uma Feira do Produtor, inclusive com a participação de alunos do Polo que são agricultores, e o público presente poderá conhecer toda a estrutura da universidade. Também estão previstas apresentações artísticas, distribuição de mudas nativas, posto de coleta de resíduos eletroeletrônicos, serviços de saúde, com aferição de pressão e glicose, testes rápidos, vacinação, orientação sobre os grupos para pacientes, feira de adoção de animais e orientação sobre castração e posse responsável.

Um dia antes, nesta sexta (10), haverá a palestra A prática da leitura e o desenvolvimento da aprendizagem, com a professora e doutora da UFSM, Andreia Reginato, também no Polo da UAB, aberta ao público. Em seguida, serão inauguradas as salas do Polo, que receberam nomes de escritores brasileiros, como Mario Quintana, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. No total, oito escritores foram homenageados. Durante a cerimônia, professores da rede municipal, estadual e particular apresentarão a história de vida dos autores, como forma de homenageá-los.

Na próxima semana, outras atividades que integram a comemoração e que são sediadas pelo Polo da UAB é o atendimento ao público feito pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, na quarta-feira (15), das 10h às 12h, e a sessão da Câmara de Vereadores na segunda (13). “É com muita alegria que receberei a comunidade no polo da Universidade, uma conquista que está transformando a vida da nossa comunidade, que está realizando sonhos. Nós batalhamos muito por este Polo em Brasília, e conseguimos trazê-lo ainda nos primeiros meses da nossa administração”, conta Fedoca.

De acordo com a coordenadora do Polo, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a programação é estruturada em três eixos: acadêmico, festivo e institucional, contemplando não só os estudantes da universidade, mas toda a comunidade Gramadense.
“É um momento festivo, de comemorar esta conquista e, a partir da institucionalização plena do Polo e o reconhecimento e inserção na comunidade, nos consolidarmos, com a parceria das Universidades e Institutos Federais, como um espaço acadêmico de ensino, pesquisa e extensão”, destaca.

Polo da UAB oferta nove cursos

Inaugurado em agosto de 2017 e mantido pela Prefeitura, o polo Véra Grin da UAB de Gramado oferta, no total, nove cursos à comunidade. Os cursos de graduação em andamento são: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) e Sistemas para Internet (IFSul).

Além das graduações, a UAB oferta cursos de especialização, complementação e capacitação: Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM), e Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS), que já encerrou.

“A UAB é uma conquista extremamente importante tanto para a cidade quanto para a população. Rede pública de ensino e educação qualificada é o que permite que todos, independente de sua classe social, tenham acesso a uma formação de qualidade”, destaca a Secretária da Educação, Gilça Silva.

PROGRAMAÇÃO DE UM ANO – POLO UAB DE GRAMADO
(Todas as atividades ocorrem no polo Véra Grin – Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura, ao lado da EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC)

10 de agosto (sexta-feira)
19h – Palestra – A prática da leitura e o desenvolvimento da aprendizagem – Profª  Drª Andreia Reginato (UFSM). Em seguida, inauguração das salas da UAB, que rebem nomes de escritoras e escritores brasileiros

11 de agosto (sábado)
9h às 13h – UAB Portas Abertas – Visita à Universidade, Feira do Produtor, Feira de Adoção de Animais,  distribuição de mudas nativas, serviços de saúde, apresentações artísticas

13 de agosto (segunda-feira)
18h – Sessão da Câmara de Vereadores

15 de agosto (quarta-feira)
10h às 12h – Atendimento ao público pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci – Fedoca
14h – Reunião do Prefeito com os secretários municipais (reunião interna)
19h às 21h – Happy Hour para parceiros e convidados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *