Politica
18/08/2016 20:24

O horário eleitoral gratuito inicia no próximo dia 26 e vai até 29 de setembro. Como na região não há inserções na TV, os candidatos a prefeito e vereador contarão apenas com o tempo de rádio em seu favor.

Nesta quinta-feira(18), o Cartório Eleitoral de Gramado reuniu as emissoras de rádio e os representantes de partidos para definir o mapa de inserções, passar as orientações, informar o tempo que cada coligação terá direito e fazer o sorteio de qual candidato iniciará primeiro no horário eleitoral.

A reunião foi conduzida pelo juiz Cyro Púperi e pela chefe do cartório eleitoral do município, Bianca Cardoso. Na ocasião, eles informaram que a legislação prevê que 10% do tempo do horário eleitoral será distribuído igualitariamente, e 90% distribuído proporcionalmente ao número de representantes de cada partido na Câmara dos Deputados.

Para candidatos a prefeito, o horário eleitoral terá 20 minutos diários, de segunda a sábado, divididos em dois blocos de dez minutos. O primeira das 7h às 7h10 e o segundo das 12h às 12h10.

Para os candidatos a vereador serão destinadas apenas as inserções diárias de 30 segundos durante a programação das emissoras. Ao todo, são 140 inserções por dia, que devem ser exibidas entre às 5h da manhã e à meia-noite. Desse total de inserções, 60% são destinadas aos candidatos a prefeito e somente 40% aos vereadores.

A coligação União Por Gramado, que tem como candidato a prefeito Pedro Bertolucci (PP) e Jorge Drumm (PSDB) como vice, terá direito a 4 minutos e 30 segundos por dia, em média, no horário eleitoral, fora as inserções de 30 segundos ao longo da programação das rádios.

Já a coligação A Voz e a Vez dos Gramadenses, que tem como candidato a prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e Evandro Moschem (PMDB) como vice, terá direito a 5 minutos e 30 segundos, em média, no horário eleitoral, fora as inserções de 30 segundos ao longo da programação das rádios.

Pelo sorteio, no dia 26, o programa de Fedoca e Evandro será exibido primeiro e logo em seguida virá o programa de Pedro Bala e Jorge Drumm. No dia seguinte a ordem é invertida e assim sucessivamente.

O tempo das coligações proporcionais é muito inferior ao da majoritária. Veja abaixo o tempo que cada coligação terá direito. Esse tempo é diário e será dividido em inserções de 30 segundos. Além disso, esses segundos precisam ser divididos entre todos os candidatos a vereador. Uma verdadeira mágica para os marqueteiros. Por isso as redes sociais serão muito mais importantes para a campanha.

Tempo total das coligações proporcionais:

Gramado Melhor (PRB-PSDB): 4 minutos e 39 segundos

PP-PR-PSD: 6 minutos e 27 segundos

Frente Popular (PDT-PT-PSDC-PV-PCdoB-PROS): 6 minutos e 44 segundos

PTB-PSB-DEM-PSC-REDE: 5 minutos e 51 segundos

Gramado Para Todos (PMDB-PEN): 4 minutos e 16 segundos