Semana Farroupilha chega ao seu final com Desfile Farroupilha e Fandango

Acontece até amanhã, 20 de setembro, as atividades da Semana Farroupilha de Canela, tempo de festa e culto às tradições para o povo gaúcho O ponto alto dos festejos, acontece com o desfile farroupilha, marcado para às 14h, com saída do Parque de Rodeios do Saiqui e previsão de chegada das 16h, na Praça João Corrêa.

A organização do evento salienta aos participantes do desfile que tragam suas montarias com encilha completa e que estejam pilchados conforme regulamento do MTG. Em caso de chuva o desfile será cancelado.

A partir das 20h, no Parque de Rodeios do Saiqui acontecerá fandango com o grupo Os Mirins e solenidade de encerramento das festividades, com entrada gratuita.

TROPEIRISMO É TEMA DE FÓRUM

Dentro da programação da Semana Farroupilha de Canela aconteceu na noite de segunda-feira (17), o I Fórum sobre Cultura Gaúcha. A atividade foi realizada no auditório da Universidade de Caxias do Sul – Campus da Região das Hortênsias, que neste ano é grande parceira do evento.

Na ocasião, Luiz Antônio Alves, referência entre grandes estudiosos da genealogia no Brasil, e sua esposa Sandra Maria Schmith Alves falaram sobre tropeirismo em vários municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, relacionando aspectos econômicos e culturais importantes para a formação de uma identidade coletiva.

Luiz Antônio também é referência como estudioso sobre tropeirismo, as obras dele são destacadas no Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG para o estudo do tema da Semana Farroupilha que é “Tropeirismo”.

Para os serranos aqui do Rio Grande do Sul, falar em tropeirismo é recordar aqueles que rumaram com as bruacas recheadas de queijo, pinhão, charque, trazendo-as, igualmente volumosas, com cachaça, banana, açúcar e outros gêneros produzidos em confins nem tão distantes assim”, ponderou o curador da Semana Farroupilha Márcio Cavalli.

Participaram da atividade os memorialistas e Pesquisadores Marcelo Wasem Veeck e Pedro Oliveira.

Após o fórum Luiz Antônio e Sandra autografaram o livro “Cidades Tropeiras – Região Sul do Brasil” e os alunos do Curso de Gastronomia da UCS ofereceram aos participantes uma porção de comida típica do tropeiro arroz carreteiro, água saborizada e sucos.

O valor arrecadado na sessão de autógrafos, mais um valor já obtido pelos autores em outras atividades, no montante de R$ 1.920,00 foi repassado a ABASC para auxiliar nos custeios do Hospital de Caridade de Canela.

OFICINAS NAS ESCOLAS

As oficinas de iguaria campeira, com Fábio Hanel; brinquedos e brincadeiras de antigamente, com as prendas da 27ª Região Tradicionalista, maria Eduarda Nunes e Ana Carolina de Oliveira e encilhando o pingo, com Márcia Cardoso, movimentaram as escolas Dante Bertoluci, Sylvio Hoffmann e Barão do Rio Branco nesta semana.

PROGRAMAÇÃO

20 de setembro – quinta-feira

Desfile Farroupilha, com saída dos participantes às 14 horas, do Parque de Rodeios do Saiqui, em direção à praça João Corrêa. Previsão de chegada: 16 horas. Em caso de chuva, será cancelado.

20h – Fandango com Os Mirins e solenidade de encerramento da Semana Farroupilha de Canela, no Parque de Rodeios do Saiqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *