Cultura
23/08/2016 19:10


O Snowland lançou um novo espaço que resgata um pouco da história de Gramado com a neve. O Memorial da Neve mostra, através de fotos e capas de jornais, a importância que a precipitação de neve sempre teve para o turismo, exercendo um fascínio que lotou a hotelaria gramadense, com amplos espaços de mídia espontânea em todo o Brasil.





O Memorial da Neve funciona dentro do Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, junto ao Pub da Montanha. Os visitantes se surpreenderão com fotos da Gramado antiga, quando a neve se acumulava sobre as ruas de chão batido. A primeira foto data de 1925, mas é possível ver imagens dos anos 40, 50 e 60, todas garimpadas pelo historiador Carlos Gilberto Drechsler, autor de vários livros sobre Gramado. Em uma delas, veados passeiam tranquilamente entre o chão branco e a floresta que existe até hoje, próximo ao Centro da cidade.





O novo espaço do Snowland foi criado em parceria com a cervejaria Rasen. No Pub da Montanha, o visitante poderá degustar a linha completa de cervejas especiais, como Pilsen, Weizen, Ambar Ale e Dunkel, além de um cardápio de lanches e pratos principais, com destaque pra fondues de queijo, carne e chocolate,  devidamente acompanhados de cafés, chocolates e sobremesas. Também será possível adquirir lembranças variadas da marca Rasen.





O Memorial da Neve e o Pub da Montanha foram desenvolvidos pela arquiteta Pollyana Pizzutti, que buscou criar um clima intimista remetendo a locais frios. Segundo ela, como o empreendimento está localizado no local mais frio de Gramado, e que neva 24 horas por dia. A inspiração não fugiu a esse contexto. As características dos alpes foram utilizadas nos ambientes, promovendo uma aconchegante união entre o frio e os materiais puros, característicos da tradição alpina.






Durante a inauguração do espaço, o diretor executivo do Snowland, Paulo Mentone, destacou a importância do Memorial para a perpetuação da história do empreendimento, ressaltando a importância que a neve sempre teve para o turismo gramadense. "O Snowland é um empreendimento muito dinâmico, sempre a procura de novas atrações para os visitantes", frisou.





Falando em nome dos empreendedores, André Caliari disse que o Snowland tem um compromisso com Gramado e sua história. "O gramadense é o povo mais empreendedor do Brasil", salientou.