Snowland sedia I Seminário Internacional de Patinação Artística no Gelo da América do Sul

Seguindo sua trajetória de ineditismo, o Snowland recebe, de 19 a 28 de julho, o I Seminário Internacional de Patinação Artística no Gelo da América do Sul, que tem apoio da União Internacional de Patinação – ISU, órgão máximo da modalidade.

O evento será dividido em três etapas. A primeira com cursos e palestras para juízes e treinadores, a segunda com sessões de treinos para atletas e a terceira com workshops no gelo para treinadores.

Cerca de 30 treinadores, 30 atletas e seis juízes brasileiros, três técnicos e dois juízes da Argentina, além de entusiastas da patinação artística no gelo de diferentes países da América do Sul são esperados para o Seminário.

Entre os profissionais que participarão estão os russos Artyom Knyasev, especialista ISU, que ministrará curso de “Regulamentação Internacional de Arbitragem” e “Certificação pelo sistema de pontuação do International Judging System – IJS”, aplicado nos mais importantes torneios do mundo, e Andrei Lavrentiev, que fará workshop sobre “Elementos Técnicos e a Importância da Arte no Esporte”, além da mexicana Nancy Garcia, treinadora internacional e especialista ISU, que oferecerá aulas sobre GOE (Grau de Execução de Elementos).

A franco-canadense Josée Bourdon, da entidade Skate Canadá, apresentará os módulos “Planejamento de Aulas”, “Circuito para Aulas”, “Ética e Valores no Esporte”, “Comunicação e Metas”, “Regulamentação Básica para Treinadores” e “Segurança e Técnica de Elementos”.

Já o diretor de Patinação da Escola Americana Shattuck St Mary’s, o americano Tom Hickey ministrará curso sobre “Elementos técnicos e componentes de apresentação” para os atletas.

Para o diretor executivo do Snowland, Paulo Mentone, o evento é um momento importante de capacitação e qualificação profissional, com discussões relevantes sobre a modalidade. “Esse é o caminho para o desenvolvimento de todas as pontas ligadas a este esporte que é tão bonito de assistir, mas que por trás tem muita técnica, dedicação e disciplina envolvidas”, afirma.

A diretora de patinação artística da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo – CBDG, Cris Garcia, conta que a realização do Seminário atraiu o interesse de duas potências mundiais da patinação artística no gelo: Canadá e Estados Unidos da América.

Pelos EUA, a Federação Norte-Americana de Patinação Artística no Gelo – USFSA disponibilizará seu programa “Learn to Skate” para atletas e treinadores participantes. O objetivo é estimular o desenvolvimento da modalidade no Brasil e na América do Sul. “É a primeira vez que o material será traduzido para português e espanhol”, explica a diretora.

Entidade responsável pela modalidade no Canadá, a Skate Canadá ministrará de forma inédita um projeto de desenvolvimento em outro país. Durante o Seminário, o órgão vai criar um programa de certificação para todos os treinadores presentes, com duração de quatro anos. “Apesar de não estarem na América do Sul ambos realizarão ações para os participantes do evento, pois entendem a importância que ele tem para o desenvolvimento do esporte no mundo”, avalia Cris Garcia.

O I Seminário Internacional de Patinação Artística no Gelo da América do Sul tem organização da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo – CBDG. O patrocínio será da ISU, com apoio do Snowland, Brocker Turismo, Lugano, Cristais de Gramado e Laghetto Hotéis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *