Último fim de semana para aproveitar o Sabores de Canela

O Sabores de Canela, roteiro gastronômico que reúne pratos cujo ingrediente obrigatório é a iguaria que dá nome à cidade, vem deixando todos com água na boca, desde o início da oitava edição. São 23 estabelecimentos participantes comprometidos em levar até o dia 30 de setembro, ainda mais sabor à Serra Gaúcha. Entre os participantes, a maioria salienta que a principal característica da elaboração dos pratos foi o desafio de utilizar a canela. Um tempero marcante que não passa despercebido ao paladar.

A Galeteria Nanoma está dando um show de sabor ao roteiro. O Tortei de Canela ao Molho Sugo é uma receita que se destaca no cardápio da casa, conta o proprietário do restaurante, Lairton Kaefer.  A chef que assina o prato, Marta Regina Cavallin, conta que ele é bem caseiro, e a rainha da festa, a canela, está presente tanto na moranga, como também no molho. Uma dose dupla de sabor e boa gastronomia.

Já o Containner Bistrot chega à 8º edição do Sabores de Canela com a Moranga Caramelada com Canela, Ragú de Ossobuco e Crocante de Tomilho. A proprietária Graziela Franzen explica que esta receita inédita está em harmonia com o conceito de “comida afetiva” que o Containner vem apresentando em seu cardápio, isto é, aquela comida de mãe, que remete a boas lembranças e sensações, bem caseira, valorizando a cozinha daqui.

Outro participante é o restaurante Estação Canela, que traz ao Sabores deste ano o prato Costela Suína com Chutney de Maçã e Canela, Risoto Cremoso de Tomate Seco com Rúcula e Maçã Caramelizada com Canela. O sócio-proprietário, Maurício Braun de Vargas conta que a receita é uma adaptação do prato que já era servido no restaurante, porém para o Sabores ele ganhou uma versão mais sofisticada com o toque da canela. “Trabalhamos com rodízio de costelas à noite, em que levamos o prato e os acompanhamentos à mesa do cliente, porém para o Sabores estamos vendendo como um prato único e acrescentamos a canela que deu um toque todo espacial. Ela está presente no chutney de maçã e também no acompanhamento maçã caramelizada com canela em paus”, explica Maurício.

A Casa Francesa, estreante no Sabores de Canela, é uma padaria que chegou dando um toque todo especial ao roteiro, já que antes não havia nenhuma padaria participando do evento. Com o French Hot Dog, ela traz a característica principal da casa, produtos de origem francesa, unido ao conceito do evento, uma pitada de canela.

A proprietária Mariane Onraet, conta que para chegar à receita do Sabores, primeiro pensaram no que seria mais apetitoso e característico das receitas francesas. “Lembramos primeiro dos queijos e da Mostarda de Dijon, daí pensamos em acrescentar o pão, já que somos uma padaria, em seguida veio a ideia de um sanduíche, mas então nos lembramos da deliciosa salsicha de Viena, então chegamos ao French Hot Dog”. E para quem está curioso sobre onde estará a Canela neste prato, a proprietária explica que ela está contida na mostarda e no creme de leite. O toque final fica por conta do queijo brie que vai por cima do hot dog. “Fica uma orgia gastronômica”, entrega Mariane. O French Hot Dog é assinado por Frederic Onraet.

A também participantes, Churrascaria Espelho Gaúcho chega ao 8º Sabores de Canela com a receita Picanha Suína Temperada com Ervas Finas Acompanhada de Abacaxi com Canela. O Chef que assina o prato e proprietário da churrascaria, Itamar Graziola conta que a picanha, por já ser defumada se torna um tender e que com ela combina o abacaxi, que por sua vez, harmoniza com canela. “Buscamos criar uma receita que todos os ingredientes se harmonizassem entre si”, conta.

Já o Restaurante Galangal, tradicional por sua cozinha asiática, chega à 8ª edição do Sabores de Canela com o Risoto de Frango e Canela. O prato é assinado pelo chef Laion Ross. “Criei um risoto rápido e prático pensando nos dias que temos de estar na rua com o Petit Sabores de Canela. Puxando para nossa característica asiática, optei por alguns temperos indianos, como o Lenon Herbs, a Pimenta Green Curry, também leva leite de coco, nata e saquê. Este risoto tem como característica ser agridoce. A canela está contida na proteína. Após flambar o frango no saquê, ele recebe um toque de canela em pó”, conta o chef Laion.

Estes e tantos outros participantes apresentam delícias gastronômicas – é inéditas – em seus estabelecimentos, integrando o roteiro do 8º Sabores de Canela. Visite, prove e aprove!

O Sabores de Canela é uma realização da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, através do Fundo de Turismo com o apoio da Prefeitura de Canela, Senac/Fecomércio RS e Abrasel Hortênsias.  Patrocinam o evento, UCS- Região das Hortênsias, Gráfica Prumo, Brocker Turismo, Hotéis Laghetto, Bondinhos Aéreos e Chocolates Florybal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *