Politica
16/11/2017 11:54

A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou pedido de informação à Prefeitura, onde busca saber quais são as escolas que serão reformadas no período do recesso escolar e que tipo de reformas serão realizadas. A proposta foi aprovada na sessão de segunda-feira, dia 13, de forma unânime.

O pedido da vereadora deve-se ao fato de que as Escolas de Educação Infantil farão recesso de final do ano de 22 de dezembro a 02 de janeiro, e em seguida permanecem fechadas para reformas, de 02 a 14 de janeiro, o que totalizará 25 dias.

“Faço o pedido, pois acho fundamental sabermos quais escolas estarão sendo reformadas. Gostaria de salientar que em reunião com a secretária de Educação e servidores da pasta, em que tratamos sobre o turno integral para os alunos de quatro anos, nós cobramos a secretária sobre o fechamento neste período de tanto movimento em Gramado. Temos que entender que Gramado tem uma comunidade diferenciada, uma vez que o nosso maior momento de trabalho, a maior intensidade, é na época do Natal Luz e ele se encerra justamente no dia 15 de janeiro, que é quando os pólos vão reabrir”, disse Manu.

Segundo a vereadora, a justificativa da Secretaria de Educação é de que serão reformadas as escolas e por isso estarão fechadas. “Até aí tudo bem. Queremos que as escolas sejam reformadas, mas acreditamos não ser o melhor período. Ainda destaco que após o dia 15 de janeiro, cinco estarão funcionando como pólos, as demais permanecerão fechadas. Acredito que seja possível repensar esse calendário, pois com certeza será um prejuízo para a comunidade, porque além do recesso que tem 12 dias, a população vai ficar mais 13 dias sem a educação infantil, 25 dias que os pais que estão trabalhando para o Natal Luz, na hotelaria, no comércio, nos mais diversos ramos, vão ficar desassistidos. Nós insistimos com a secretária, mas ela informou que infelizmente a agenda já está programada e que não vai voltar atrás, mesmo assim insistimos no pedido”, salientou Manu Caliari.

Para ela, é preciso haver um olhar diferenciado, pois Gramado não é uma cidade industrial que para nesse período de festas. “Nossa realidade é diferente, nós precisamos do apoio do Poder Público. Como fazer as empresas crescerem, os tributos aumentarem sem darmos a estrutura necessária para a comunidade, sem vaga em Escola Infantil em um período que os gramadenses mais precisam?”, questionou a parlamentar.

”Esse é meu pedido como ente fiscalizador que que sou, como vereadora eu quero saber quais são as escolas que vão ser reformados e que reformas vão ser feitas, pois eu acho bem complicado que a Secretaria em 13 dias tem equipe suficiente para reformar todas as escolas. Eu acho quase inviável sabendo do pessoal que nós temos, sabendo das equipes que a gente tem, mas se essa foi a justificativa, nós vamos saber o que vai ser feito. Depois vamos lá ver se realmente foi feito ou se foi uma decisão aleatória, talvez não levando em consideração a nossa realidade. Fica aqui o meu apelo e peço apoio aos colegas vereadores que eu tenho certeza que isso é uma necessidade da comunidade, não é um luxo, nem um pai vai querer deixar os filhos de forma aleatória na escola, mas nós precisamos manter a máquina do turismo. E para isso nós precisamos da comunidade tranquila, trabalhando em paz, sabendo que seu filho está muito bem cuidado”, finalizou Manu.