Geral
02/02/2017 16:10

A Secretaria Municipal de Saúde de Gramado, por meio da Vigilância Sanitária, interditou parcialmente um restaurante de comida oriental do município, na manhã da última terça-feira (31). A ação aconteceu durante a vistoria de investigação de uma possível intoxicação alimentar, causada em um cliente que frequentou o local nos últimos dias. A Secretaria de Saúde não revelou o nome do restaurante, alegando que está priorizando a educação sanitária, e salientando que o local já vem tomando as medidas para sanar as irregularidades apontadas.

A interdição deu-se por conta da apreensão de 140 quilos de alimentos vencidos e armazenados em local inadequado pelo proprietário. Entre outras irregularidades, foram constatadas falta de boas práticas para fabricação e manipulação de alimentos na área de produção, estando em desconformidade com as legislações sanitárias vigentes.

A Vigilância em Saúde faz inspeções anuais e regulares aos estabelecimentos do município para fins de renovação do Alvará Sanitário, conforme a demanda necessária e também em virtude de denúncias. Nenhum estabelecimento pode funcionar em condições insalubres de forma a potencializar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA's), que podem causar graves danos à saúde dos consumidores.

“A população pode e deve denunciar toda irregularidade encontrada em restaurantes, mercados, drogarias, clínicas médicas ou estéticas, hotéis, observando a presença de produtos vencidos, má conservação e manipulação de alimentos, comércio ilegal de medicamentos, alvarás de licença vencidos, falta de higienização nos estabelecimentos, entre outras condições que podem afetar à saúde pública”, enfatiza o fiscal sanitário, Angelo Casara Luciano. As denúncias devem ser feita pelo telefone 3286-2500, do Fala Cidadão, ou pelo site da Prefeitura de Gramado.