Cultura
09/07/2019 13:00

Festival de Cinema de Gramado chega a mais uma edição mantendo a tradição de nunca ter sido interrompido.  São 47 anos consecutivos, período em que acompanhou todas as fases do cinema nacional e, a partir de 1992, também do cinema ibero-americano. Em 2019 serão exibidos 19 longas-metragens em competição e 34 curtas - entre Mostra Gaúcha e Nacional, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual. 

Ao longo deste ano, o Festival passou por situações que abalaram a organização mas não afetaram a realização da edição. Depois de decidir seguir com os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald em 2019, sem substituir a curadora argentina Eva Piwowarski, que morreu em janeiro, depois de lutar contra um câncer, o evento focou em pesquisas nacionais e internacionais desde o início do ano. A morte súbita do crítico Rubens Ewald foi um choque para a curadoria e organização, que levou a seleção até o fim. 

“Quando perdemos Rubinho, as inscrições já estavam encerradas e vínhamos conversando e vendo filmes desde o início do ano. Na verdade, esse nosso trabalho não para nunca. Cada viagem que fazemos para Festivais, vemos filmes e fazemos contatos. Quando chegou a hora de fechar a seleção, já tínhamos tudo muito adiantado. Me restou realmente apenas sacramentar algumas produções, dentro do conceito curatorial já bastante discutido entre nós. Tudo muito claro”, esclarece o crítico e jornalista Marcos Santuario, curador do Festival desde 2013.

“Ainda que o cenário do país não seja favorável, com festivais importantes transferidos ou até cancelados e que tenhamos tido perdas irreparáveis, o Festival de Cinema de Gramado se mantém firme e chega em 2019 preparado para enfrentar as diversidades. Com o orçamento de R$ 4 milhões, similar ao do ano passado, incluindo recursos que serão captados através das Leis Rouanet e LIC -  Federal e Estadual - de incentivo à cultura, verbas diretas de patrocinadores e do aporte de recursos diretos da Gramadotur, foi possível manter a estrutura e garantir o padrão e qualidade que já são tradição no nosso Festival, patrimônio de valor imensurável para a cidade, para os gramadenses e para o país, e que muito nos orgulha. Reiteramos também nosso compromisso assumido ao longo dos últimos anos, de maior inclusão nas salas de cinema e produção do audiovisual. Este ano, teremos mais de 20 atividades acessíveis a pessoas com deficiência, que vão contar com a tradução em libras, audiodescrição e legenda descritiva closed caption”, comenta Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento. 

Registrando recorde de inscrições, o interesse crescente revela a importância e o prestígio que é ter a obra projetada na tela do Palácio dos Festivais. São 195 longas-metragens brasileiros inscritos, número que supera com folga os 111 do ano anterior. Os sete que disputam os Kikitos foram produzidos em quatro estados e no Distrito Federal. Já os longas estrangeiros somaram 95 inscrições, número superior às 78 registradas em 2018. A mostra competitiva conta com sete filmes de sete países distintos: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai. A categoria de curtas-metragens brasileiros, que já teve os 12 selecionados divulgados, contou com 777 inscrições, mais do que o dobro dos 365 da edição passada. Os curtas-metragens  gaúchos receberam 95 inscrições e terão 20 títulos em competição.  A novidade deste ano é a mostra competitiva de longas-metragens gaúchos, cujos concorrentes serão anunciados nas próximas semanas. 

Gramado Film Market - 3a. edição 
Conexões 2019 Mercado Audiovisual em Gramado

Em 2019, o espaço de mercado do Festival de Cinema de Gramado está voltado para a potencialidade do audiovisual como setor chave da indústria criativa e as convergências tecnológicas envolvidas. Entre os principais tópicos estarão na pauta jogos digitais, realidade virtual, animação, streaming e sustentabilidade. A participação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas no sitewww.festivaldegramado.net/mercado a partir de 15 de julho. Painéis e workshops estão previstos neste ano, com  atividades ocorrendo entre os dias 20 e 21 de agosto de 2019, marcando a terceira edição desta iniciativa.O espaço dedicado ao público universitário, o HUB Universidades, também está de volta. Mesas de discussão e mostra de curtas estão na programação que acontece entre os dias 17, 18 e 19 de agosto. O Concurso Interativo do GFM também está de volta, trazendo novidades nas categorias participantes que neste ano contempla piloto de projetos -séries, longas e curtas-metragens de qualquer gênero e jogos digitais, clipes e musicais. A inscrição será aberta em 20 de julho para os detentores dos direitos patrimoniais das obras e, após curadoria, terão votação liberada no mesmo site, no período entre 15 e 20 de agosto.

Ingressos 
O público que respira cinema e lota as ruas de Gramado, na Serra Gaúcha, durante nove dias, pode assistir a todas as exibições. A partir do final de julho, os ingressos para as mostras competitivas, que acontecem à noite, no Palácio dos Festivais, estarão à venda. Acompanhe as informações pelo site e pelas nossas redes sociais.

Sessões gratuitas
Todas as manhãs, os filmes exibidos em competição na noite anterior são reprisados, com acesso livre ao Palácio dos Festivais. Além disso, as mostras paralelas também têm entrada gratuita. As sessões gratuitas acontecem em vários espaços como Sala Elisabeth Rosenfeltd, Bairros, escolas e Hotel Serra Azul, local que sediará a secretaria do evento e o Gramado Film Market. 

Educavídeo
Na noite de 15 agosto, antecipando a programação do 47º Festival de Cinema de Gramado, acontece a exibição do Educavídio. Realizado desde 2011, o programa tem como objetivo promover a formação cinematográfica e audiovisual de adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino de Gramado. Este ano, 75 alunos participaram da realização de 11 vídeos. A exibição acontece no Palácio dos Festivais.

47º Festival de Cinema de Gramado - Homenagens 

Troféu Eduardo Abelin - Carla Camurati

Troféu Oscarito - Lázaro Ramos

Kikito de Cristal - Leonardo Sbaraglia 

Troféu Cidade de Gramado - Mauricio de Sousa

Confira relação dos filmes selecionados no link www.festivaldegramado.net