Cultura
14/09/2019 15:07

A Semana Farroupilha foi oficialmente aberta na noite de sexta-feira, 13, no Lago Joaquina Rita Bier. O evento contou com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), do vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), do vereador Luia Barbacovi, do secretário da Cultura, Allan John Lino, do secretário adjunto, Milton Ramisch, e do diretor cultural do CTG Manotaço, Miguel Becker.

Durante a abertura das comemorações, a centelha da Chama Crioula foi levada até o Lago Joaquina Bier, pelos cavalarianos que saíram da sede campeira do CTG Manotaço. Em seguida, a primeira mulher patroa do CTG Manotaço, Márcia Port, conduziu o acendimento da chama, acompanhada do prefeito, marcando a abertura da semana.

“Sempre sinto uma emoção muito forte ao ouvir o Hino do Rio Grande do Sul e eu acho que o que mais simboliza o nosso Estado é aquela frase que diz: ‘mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo’. O Rio Grande na sua história revelou uma valentia e um patriotismo ímpar. Foi o povo gaúcho que mais se sacrificou em nome da pátria”, disse Fedoca durante a cerimônia.

O evento teve prosseguimento com o show da banda Origem Gaúcha e as apresentações das invernadas Mirim e Adulta do CTG.

PROGRAMAÇÃO

A Semana Farroupilha segue até o dia 20 de setembro com atividades variadas.
A programação cultural será composta por artistas como: Luiza Barbosa participante do The Voice Kids, Dante Ramon Ledesma, Grupo Os Gaudérios, Grupo Ana Terra e artistas locais como Juliano Bolfe, Tiago Wagner, Pepeu Gonçalves e Ataliba.

FESTIVAL NATIVISTA

Um dos destaques da programação será no sábado, 14, com o Festival Nativista de Intérprete Vocal, onde os talentos se apresentarão através de duas categorias, infantojuvenil e adulto, para o corpo de jurados, composto por Dante Ramon Ledesma, Juliana Sehn e Juliano Bolfe.

Haverá premiação aos dois primeiros colocados divididos por duas modalidades, feminino e masculino.