Cultura
15/08/2019 17:05

Orquestra Sinfônica de Gramado faz concerto de abertura

A Orquestra Sinfônica de Gramado segue já como uma tradição na abertura do Festival de Cinema de Gramado e na tarde desta sexta-feira, às 16h, na Rua Coberta, sob a regência do maestro Bernardo Grings, com participação especial do Coral Bocalis regido por Liana Rubenich dá início à mais uma edição do evento. A primeira peça será o “Tema do Festival de Cinema de Gramado”, de Geraldo Flach. Depois, o repertório segue com temas de filmes como “Frozen”, “A lista de Schindler”  e “O rei leão”. Confira o repertório completo desta sexta-feira:

The Avengers Theme - Alan Silvester, Adaptação: Willames S. da Costa
Music from Frozen - Kristen Anderson-Lopes e Robert Lopes, Arranjo: Bob Krogstad
Theme from Schindlers List - John Williams, Solista: João Antonio de Farias Borba
Singing In The Rain - Gene Kelly Arranjo: Willames S. da Costa, Solista: Heitor Knorst
The Circle of Life (The Lion King) - Elton John Adaptação: Alexandre Ostrovski,  Solista: Rafa Gubert
From Now On (The Greatest Showman) - Benj Pasek e Justin Paul Arranjo: Willames S. da Costa, Solista: Rafa Gubert

“Bacurau” e “O Homem Cordial” dividem a tela na primeira noite de exibições

A grande festa do cinema brasileiro e estrangeiro inicia. A abertura do 47º Festival de Cinema de Gramado é aguardada com forte expectativa, afinal chega a hora de público e realizadores conferirem a seleção inédita do melhor que foi produzido. “Bacurau” estreia nacionalmente na telona como filme de abertura do 47º Festival de Cinema de Gramado.

Vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, Melhor Filme no Festival de Munique e recentemente indicado para representar o Brasil no Prêmio Goya, no qual concorre como Melhor Filme Iberoamericano, a produção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é esperada pelo público e pela crítica e honra Gramado com uma das maiores comitivas de filme já recebidas pelo Festival.

O grupo conta com os diretores, a protagonista Sônia Braga e uma grande equipe. Ao todo, mais de 30 pessoas entre elenco e equipe técnica passarão pelo Tapete Vermelho a caminho do Palácio dos Festivais para prestigiar a primeira exibição, que acontece fora de competição, sexta, às 18h. Bárbara Colen, Ingrid Trigueiro, Wilson Rabelo, Suzy Lopes, Brian Townes, Thardelly Lima, Antônio Saboia, Thomás Aquino e Eduarda Samara Assis também confirmaram presença.

A mostra competitiva inicia às 20h45 com o curta-metragem brasileiro “A Pedra”, de Iuli Gerbase. Já “O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho, abre a competição dos filmes brasileiros. O diretor já conhece o palco do Palácio dos Festivais, o primeiro longa dirigido por ele, “O Último Cine Drive-in”, foi premiado no 43º Festival de Cinema de Gramado em quatro categorias: Ator (Breno Nina), Atriz Coadjuvante (Fernanda Rocha), Direção de Arte (Maíra Carvalho) e Melhor Filme pelo Júri da Crítica. “É a primeira vez que o filme é exibido numa tela grande, o frio na barriga sempre existe. Além disso, é uma honra muito grande dividir a noite com “Bacurau”, diz Iberê. O Homem Cordial chega a Gramado também com uma grande equipe, entre as quais os atores e músicos Paulo Miklos e Thaíde. 

Todos os filmes da noite de abertura contam com audiodescrição e legenda descritiva. 

Homenageados do 47º Festival de Cinema de Gramado

Uma estrela que atua em diversas frentes do set, um ator cuja trajetória e atuação evocam paixão pela arte e defesa à cidadania, um criador que encanta gerações com seus personagens e um intérprete latino-americano que vem conquistando as telas do mundo. Eis os quatro principais homenageados da 47ª edição do Festival de Gramado, que começa nesta sexta-feira. 

As homenagens começam sábado com a entrega do Troféu Eduardo Abelin para a atriz e diretora Carla Camurati no Palácio dos Festivais. Ela é responsável pelo que ficou conhecido como a retomada do cinema nacional, em 1995, quando lançou o aclamado e irreverente “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”.

Estrelado por Marieta Severo e Marco Nanini, o filme feito com um orçamento de R$ 600 mil atingiu um público de mais de um milhão de pessoas à época. Em Gramado, recebeu o Kikito de Melhor Atriz em 1981 por “O olho mágico do amor”, e o Prêmio Especial do Júri, em 1985, por “Estrela Nua”. 

A coletiva de imprensa acontece no mesmo dia da homenagem às 15h no Hotel Colline de France.

As homenagens do Festival de Cinema continuam na segunda-feira, quando Lázaro Ramos recebe o Troféu Oscarito. No dia 21 de agosto, quarta-feira, é a vez de Mauricio de Sousa receber o Troféu Cidade de Gramado e na sexta-feira, dia 23, o ator argentino Leonardo Sbaraglia recebe o Kikito de Cristal.

Curadores serão homenageados na abertura

Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho serão lembrados na abertura do Festival de Gramado, antes da exibição especial de “Bacurau”, com a entregas de placas em homenagem ao seu trabalho como curadores do festival. Eva Piwowarski faleceu em 7 de janeiro.

Rubens Ewald Filho em 19 de junho. O marido da curadora argentina, Daniel Gonzalez, receberá a distinção. Já a placa que homenageia o crítico brasileiro será recebida por um integrante da produção do festival. Eva e Rubens tiveram atuação fundamental para a redefinição do perfil do Festival, numa parceria construída com o terceiro nome da curadoria, Marcos Santuario.

Apresentador do festival durante oito anos, o ator Leonardo Machado, falecido em 28 de setembro de 2018, será lembrado durante a primeira apresentação do longa “Legalidade”, do qual é protagonista. A sessão será domingo, dia 18, quando também será entregue aos seus pais o troféu de melhor ator, recebido pelo mesmo filme durante o Festival Guarnicê e Cinema, do Maranhão. 

Nomes nacionais e internacionais formam os júris do Festival

Um grupo de atrizes, atores, diretores, produtores e críticos compõem os diferentes júris das mostras competitivas do Festival de Gramado. O júri dos Longas Nacionais tem como presidente de honra o jornalista e cineasta Pedro Bial. Os demais integrantes são o diretor André Ristum, o crítico e organizador do Festival Independente de Buenos Aires, BAFICI, Álvaro Arroba, a atriz Claudia Ohana e a produtora Mariza Leão.

Os integrantes do Júri de Longas Estrangeiros são o fotógrafo e diretor mexicano Bruno Santamaría, o diretor chileno Fernando Lavranderos, a jornalista Léa Teixeira, a jornalista e cineasta Lígia Walper e a atriz Vivianne Pasmanter.

O Júri da Crítica terá os seguintes integrantes André Kleinart, Andrés Nazarala, Luiz Joaquim, Neusa Barbosa e William Silveira.

Os Curtas Brasileiros serão avaliados pelo diretor Beto Rodrigues, a animadora e ilustradora Rosana Urbes, a atriz Thaila Ayala, o professor Wagner da Rosa e a cineasta Yasmin Thayná.

Os jurados dos curtas gaúchos são a professora de cinema Amaranta Cesar, o diretor Antônio Junior, a produtora e diretora Cíntia Domit Bittar e o produtor Rodrigo Martins.

Os Longas Metragens Gaúchos terão os seguintes integrantes: o distribuidor cubano Alfredo Calvino, Giselia Martins, da Globo Filmes, a pesquisadora e crítica Maria do Rosário Caetano, a jornalista Mônica Catalane e o ator Roberto Birindelli.

Debates movimentam a programação

Os tradicionais debates entre diretores, críticos, atores e público movimentam as manhãs seguintes às exibições no Palácio dos Festivais. A primeira delas é neste sábado a partir das 10h30, no Hotel Serrazul, com a participação das equipes dos filmes (em ordem de exibição da noite anterior). As entrevistas coletivas são mediadas pelos jornalistas Carlos Eduardo Lourenço Jorge e Fatimarlei Lunardelli. Os encontros serão do dia 19 ao dia 24 e também terão participação de integrantes da Accirs - Associação de Críticos e Cinema do Rio Grande do Sul.   

No domingo à tarde, depois da maratona de Curtas Gaúchos em competição, o debate sobre a produção gaúcha será às 16h30, também no Serrazul. À noite, no cinema, são anunciados os ganhadores do Prêmio Assembleia Legislativa. 

A exibição e debates dos Longas Gaúchos serão às 13h30 e 16h30, respectivamente, do dia 19 ao dia 23, também no Serrazul. 

Hub Universidades reúne produção audiovisual em exibição e debates

O Hub Universidades é um espaço dedicado ao público universitário - estudantes, professores, pesquisadores. As atividades começam sábado e vão até o dia 20 de agosto no Hotel Serrazul, com o apoio do Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do RS.

No sábado, às 9h, no Hotel Serrazul, será realizado o Fórum dos Professores Universitários e, em seguida, uma audiência pública sobre o audiovisual no Rio Grande do Sul. Domingo, às 10h, o Hub Universitário programou um fórum de discussão entre universitários e produtores, no ambiente do Gramado Film Market.

“O Hub Universidades é um espaço importante pois ele agrega o público universitário que frequenta o Festival. As universidades têm um papel fundamental no espaço global do audiovisual por representar um eixo de desenvolvimento que observa o mercado, forma recursos humanos, atua na pesquisa e, consequentemente, impulsiona novos contornos para a indústria”, diz a coordenadora do Tecna, Aletéia Selonk.

A programação inclui o II Forcine Sul, dia 19 de agosto, às 9h. Com a parceria do Forcine - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual -, o evento consiste na realização de um encontro entre as escolas do ensino superior em cinema e audiovisual dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com o objetivo de estimular o diálogo entre as escolas para fortalecer as ações conjuntas das instituições.

O tema deste ano é “Interações a partir das Diferenças”, no ensejo do XV Congresso do Forcine que ocorrerá em Florianópolis/SC, na UFSC, no mês de setembro. A programação do encontro regional contempla um debate que estará centrado em duas pautas: as possibilidades de intercâmbio entre as escolas e a relação entre formação e mercado na região sul.

“Com o tema “Interações a partir das Diferenças”, entendemos que cada escola de cinema e audiovisual está inserida em seu contexto e, portanto, tem seu próprio perfil. Ao mesmo tempo, no período contemporâneo, a cultura colaborativa está no centro das práticas da criatividade e do audiovisual estimulando as trocas e as complementaridades entre perfis. Reunir professores e estudantes das escolas de cinema e audiovisual do Sul do Brasil é dar espaço para o encontro, dar voz aos envolvidos e, sem dúvida alguma, contribuir para que ocorram novos intercâmbios entre as universidades e também entre elas e o mercado regional”, destaca Aletéia.

“O Gramado Film Market prepara a sua programação especialmente dedicada aos profissionais e agentes do setor. Mas o espaço de mercado do Festival está sempre de portas abertas ao público universitário, sejam estudantes, professores ou pesquisadores, pois capacitar e profissionalizar é um dos principais objetivos do GFM”, complementa a coordenadora do Tecna. 

Nos dias 19 e 20, às 14h, o HUB Universidades programou a Mostra de Filmes Brasileiros e Latinos, que será realizada no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com entrada franca. 

Em Gramado

Boa parte do elenco e equipe da longa “Bacurau” e “O homem cordial” já está na Serra. Confira quem já chegou: Wilson Rabelo, Ana Luiza Costa Borges, Thardelly Lima, Helena Longo Fernandes Nóbrega, Rodrigo Sarti Werthein, Iberê Carvalho, Dandara de Morais, Tamirys OHanna, Julia Melo, Marina Merlino, Kleber Mendonça, Emilie Lesclaux, Bárbara Rocha Ladeia Colen, Eduarda Samara da Silva Assis, José Pedro Sotero, Sonia Braga, Winston Araújo, Leonardo Lacca, Bruna Rafaela Ferrer, Juliana Soares Lima, Vinicius Santana de Vasconcelos, Brian Townes, Camila de Andrade Tucunduva, Lily van Ghemen, Luis Felipe Fernandez-Salvador Campodonico, Carlos Fernando Rodriguez Vasquez, Alexandre André Dimitri Tachas e Marcos Manna. 

Programação do dia 15 de agosto, quinta-feira
19h | Palácio dos Festivais | Mostra Educavídeo

Programação do dia 16 de agosto, sexta-feira
16h | Rua Coberta | Abertura Oficial do Festival 
Com a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado

18h | Palácio dos Festivais | Filme de Abertura  
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles | 130′ * Sessão com audiodescrição e legenda descritiva

20h45 | Palácio dos Festivais | Mostra Competitiva 
Curta-Metragem Brasileiro | A Pedra (RS), de Iuli Gerbase | 19’15 * Sessão com audiodescrição e legenda descritiva
Longa-Metragem Brasileiro | O Homem Cordial (DF), de Iberê Carvalho | 85′ * Sessão com audiodescrição e legenda descritiva