Cultura
07/10/2019 18:14

O Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo será homenageado pelo Festival Internacional de Cinema Estudantil (CINEST), de Santa Maria.

O festival ocorre de 14 a 18 de outubro e a homenagem será no dia 18, junto à premiação dos melhores filmes, no auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma).

O Cinest surgiu em 2012 e todos os anos homenageia professores e projetos que incentivem à produção de cinema estudantil. Exatamente por isso, o Educavídeo, que completará 10 anos de atuação em 2020, receberá a homenagem.

"Estamos muito contentes pela lembrança, pois é o reconhecimento de um trabalho que está próximo de completar uma década. Neste período produzimos quase 100 filmes, trazendo a voz dos alunos e com espaço para que eles possam se expressar e incentivar a sua criatividade a partir da linguagem cinematográfica", pontua a professora Ivanilda Rosa.

O Educavídeo iniciou suas atividades em 2011, com a participação em um projeto do Instituto Claro, o Claro Curtas. No ano seguinte, formaram-se núcleos em algumas escolas e, desde 2016, por meio de decreto municipal, o Educavídeo se tornou programa municipal, sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação e parceria da GramadoTur.

O Educavídeo hoje conta com cerca de 70 alunos, divididos em quatro turmas: Iniciante, Intermediário, Avançado e Especial Mosés Bezzi.

Os alunos têm idades entre 12 e 18 anos e são de escolas da rede municipal de ensino (Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz - CAIC, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Mosés Bezzi e Nossa Senhora de Fátima, além das estaduais de Ensino Médio Caramuru, Santos Dumont e Boaventura Ramos Pacheco).