Cultura
14/08/2019 15:55

Passar pelo tapete vermelho, subir ao palco para falar de suas produções e encantar o público com os vídeos produzidos são algumas das etapas que cerca de 70 adolescentes passarão nesta quinta-feira, dia 15.

Eles têm entre 12 e 18 anos e integram as turmas do Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a GramadoTur. O evento tem início às 19h, no Palácio dos Festivais e faz parte do Festival de Cinema de Gramado.

Os alunos produziram 10 vídeos: "A fuga", "O tráfico", "Meninas Rebeldes", "Game Over", "Força Feminina", "As Aventuras de uma Família da Colônia", "Perfil Anônimo", "Elementos" e dois episódios da série documental "Gramado: 100 anos de Turismo" – "Nos trilhos da história" e "De Gramado para o mundo".

Os alunos são provenientes da rede pública municipal (mais especificamente das Escolas Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz – Caic, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Nossa Senhora de Fátima e Mosés Bezzi) estão divididos em 3 turmas: Iniciante, Intermediário e Mosés Bezzi. Há, também, a turma Avançado, a qual é composta de alunos das Escolas Estaduais Boaventura Ramos Pacheco, Santos Dummont e Caramuru.

Os filmes foram produzidos pelos alunos com orientação dos professores entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre deste ano. "A produção é toda dos alunos, desde a ideia criativa, o roteiro, a pré-produção, a gravação em si e a edição.

Os professores orientam o processo, auxiliando na busca de soluções e ensinam as técnicas para a produção e o manuseio dos equipamentos e programas de edição", explica a professora Ivanilda Rosa.

Neste ano, os filmes abordam temáticas variadas como indisciplina escolar, obesidade, violência doméstica, problemas financeiros familiares, sexualidade, cyberbullying, papéis femininos e masculinos na adolescência e ainda um resgate histórico sobre o início da atividade turística em Gramado.

Outras atividades

Além da exibição dos filmes, as turmas do Educavídeo participarão de outras ações durante o Festival de Cinema de Gramado. Na sexta-feira, dia 16, às 15h, no hotel Serra Azul, o ator e humorista Dedé Sant´Anna participará de uma roda de conversa com os alunos sobre sua carreira.

Os alunos da turma do Avançado farão a cobertura do Festival para uso das imagens e entrevistas para os próximos episódios da série documental "Gramado: 100 anos de turismo".

Os alunos do Avançado e a equipe pedagógica também participarão do hub das universidades, no Serrazul Hotel, junto com os cursos de Comunicação de universidades gaúchas.

No dia 19, eles participarão do programa "Revista Feevale", que será transmitido de Gramado. O programa tem início às 16h e é transmitido pelo Facebook e retransmitido pela Rádio ABC 900 AM do Grupo Editorial Sinos, à noite.

Cinema nos Bairros – Neste ano, o projeto que leva o cinema às comunidades será diferente. As sessões serão voltadas ao público escolar. Na terça-feira, dia 20, será exibido, às 15h, o filme "Detetives do Prédio Azul 2", na Escola Mosés Bezzi; na quarta-feira, dia 21, às 15h, e na quinta-feira, dia 22, às 9h30, será exibido o filme "Turma da Mônica: Laços", no auditório da escola Senador Salgado Filho.