Profissionais destacam a importância da manutenção de instrumentos musicais

Cultura
03/02/2020 18:31

O Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, que acontece de 7 a 15 de fevereiro de 2020, apresenta o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.


São 33 professores nacionais e internacionais para 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.


Para garantir a qualidade e funcionamento dos instrumentos de cordas e sopros dos músicos presentes, o festival conta com serviço exclusivo de dois renomados luthiers.


Trata-se do profissional que constrói e/ou faz reparos em instrumentos musicais. A palavra é derivada de luth, que significa alaúde em francês e antigamente se referia apenas aos instrumentos de cordas.


Pelas cordas, o responsável será o mexicano Antonio Pelcastre, treinado por fabricantes italianos de violino de Cremona e versado nas técnicas e estilos do tradicional violino italiano. Pelcastre estudou profundamente os segredos dos grandes mestres através da árdua análise do histórico de instrumentos e uma ampla experiência na sua fabricação, levando-o a atravessar fronteiras e se destacar internacionalmente.


Membro da Associação Britânica de Fabricação de Violinos criou instrumentos que foram tocados em salões internacionais como a Capela Real de Versalhes. No evento, Pelcastre estará atendendo ao longo dos nove dias no Serrazul Hotel e ministra no local uma conferência sobre fabricação e manutenção de violinos no domingo, 9 de fevereiro, às 14h


Já o universo dos sopros estará pelo segundo ano consecutivo sob a responsabilidade de Fábio Stone. Fundador da Stonesax Oficina dos Sopros e com 40 anos de experiência em instrumentos de sopro, Fábio é sócio fundador da National Association Professional Band Instrument Repair Technicians (EUA), sócio fundador da ABRASF - Associação Brasileira de Flautistas, além de presidente e fundador da AGSAX – Associação Gaúcha de Saxofonistas. 


No Gramado in Concert estará à disposição para atendimento de 7 a 11 de fevereiro na Faurgs e lá também vai realizar um Mini Curso de Ensino Coletivo de sopros, centrada na manutenção dos instrumentos no sábado, 8  de fevereiro, das as 16h às 17h. Segundo ele, “o  tema  é curioso e muda a perspectiva de um festival, com uma visão focada na educação e preservação de um patrimônio e extensão de cada alma musical.”

 

O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural. 


Mais informações: www.gramadoinconcert.com