Cultura
21/08/2019 12:14

O filme “Turma da Mônica - Laços” e o criador dos personagens, Mauricio de Sousa, abriram hoje, dia 21, a Mostra Infantil do Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais. À noite o desenhista recebe o Troféu Cidade de Gramado pelo conjunto da obra que encanta gerações de amantes de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros tantos personagens, criados em 60 anos de criação.

“Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende, é o primeiro filme da Turma da Mônica com atores vivendo os personagens Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Na trama ele reforçam seus laços de amizade numa aventura para esclarecer o desaparecimento do Floquinho, o cão do Cebolinha. A exibição fortalece a homenagem do Festival de Gramado ao criador dos personagens que encantam gerações há décadas.

O Troféu Cidade de Gramado será entregue ao desenhista, cartunista, criador, roteirista, produtor, diretor e, sobretudo, o pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. A homenagem festeja uma trajetória que começou no final dos anos 1950, quando Mauricio trocou o posto de repórter policial pelo de cartunista e convenceu um editor da Folha de São Paulo - na época Folha da Manhã - a publicar uma tirinha semanal protagonizada por um cachorrinho azul.

Este ano Bidu, o precursor da turma enorme de personagens e histórias que fazem parte do imaginário de adultos e crianças no Brasil, completa 60 anos. A homenagem inclui a exibição em vários locais de Gramado do filme “Turma da Mônica: Laços”, que acaba de ser lançado.

Rubens Ewald Filho

Foi inaugurada ontem, dia 20, a sala Rubens Ewald Filho no Museu do Festival de Cinema de Gramado. O espaço homenageia o curador do Festival, morto em junho, e terá uma exposição de fotos e programação contínua durante todo o ano. 

Em Gramado

As estrelas seguem chegando ao Festival, confira a lista: Maurício Farias e Andrea Beltrão, diretor e atriz de “Hebe”, Claudia Alencar, André Azevedo e Diego Andrade, atriz e diretores de “30 anos blues”.

Do elenco de “Veneza”, chegam a Gramado os atores Dira Paes, Danielle Winits, Carlos Eduardo de Andrade, Caio Manhente e o diretor do filme, Miguel Falabella.