Cultura
06/02/2020 10:02

A serra gaúcha será palco, de 7 a 15 de fevereiro, do VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música.  O evento oferece o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina. 


A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 19h30, no ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado - OSG. Devidamente regida pelo maestro Linus Lerner, a OSG apresentará obras sinfônicas que terão como destaque, solistas professores do festival. 


O concerto também marca o lançamento oficial do CD gravado pelo Maestro Linus Lerner  com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra. Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival.


Cabe destacar que o maestro Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres.


A programação conta com orquestras, grupos de câmara e solistas com a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. 


Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público, recebendo as pessoas que tiverem interesse em conhecer os bastidores do evento e que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10hàs 14h.


Entre as novidades, destaque também para os Concertos Itinerantes, às 16h, em diversos bairros e pontos turísticos da cidade com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, sempre acompanhado do novo “mascote” do evento.


Trata-se do Maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke e que tem seu nome em alusão ao Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Débora Iron e que tradicionalmente premia o vencedor do Concurso de Composição. Os locais não serão divulgados porque a ideia é realizar apresentações de surpresa.


O festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA.


Segundo o secretário Allan, é preciso enfatizara concepção pedagógica do Gramado in Concert”.  As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina e o evento - que acontece anualmente - tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação de concertos com entrada gratuita durante todo o período do festival.


Vale lembrar que são 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.


O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização.


São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e têm número crescente de inscritos que buscam esse reconhecimento.


Vale lembrar que o V Concurso de Composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer - Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.


O gran finale acontece dia 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.


Confira a programação do primeiro final de semana do evento.

 

Programação Gramado In Concert – 07/02/2020 (Sexta-feira)

 

Cerimônia de Abertura com Orquestra Sinfônica de Gramado às 19h30 no ExpoGramado


Sob a regência do Maestro Linus Lerner, diretor artístico do festival, a OSG, apresentará obras sinfônicas que terão como destaque, solistas professores do festival.


Também neste concerto será realizado o lançamento oficial do CD gravado pelo Maestro Linus Lerner e os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov, com a London Royal Philharmonic Orchestra. O Maestro Linus Lerner é o primeiro brasileiro a gravar com está renomada orquestra.

 

Programação Gramado In Concert – 08/02/2020 (Sábado)

 

Laerte Hugentobler – 10h – Lago Negro


O músico apresentará “O violão clássico em Choro, Valsa, Tango e Milonga” homenageando os principais Compositores brasileiros e sul americanos.

 

Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará – 11h – Praça das Etnias


Sob a coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl, 15 jovens estudantes do Curso de Licenciatura em Música e da extensão em cordas friccionadas da UFC, apresentarão um repertório que contempla desde a música Barroca à música de vídeo game.

 

Orquestra Antunes Câmara (SP) – 14h – Rua Coberta


Sob a regência do Maestro Ênio Antunes, 15 jovens estudantes do Projeto Arte do Som e do Projeto Musicando, do Programa Fábricas de Cultura da Zona Leste, apresentarão repertório composto por obras eruditas que vão do período Barroco aos nossos dias, incluindo obras de compositores brasileiros.

 

Duo Novo Império – 15h – Praça das Etnias


O duo composto pelo flautista Alexandre Castro e pelo violonista Paulo Leonardo foi criado há dois anos e desde então apresenta repertório variado que inclui obras eruditas e populares da América Latina.

 

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos


Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

 

Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Bicentenário del Perú – 16h – Escola Senador Salgado Filho – Bairro Piratini


Sob a regência do Maestro Jorge Eduardo Ahumada Angulo, 12 jovens entre 14 e 29 anos, integrantes da orquestra principal, estarão apresentando, em formato de camerata de cordas, repertório erudito tradicional e obras de compositores peruanos.

 

Duo Stankov (Bulgária) – 17h30 – Hotel Serra Azul


Fundado em 2008, o duo de búlgaros, violinista Ivo Stankov e pelo pianista Lachezar Stankov, apresentarão obras eruditas compostas especificamente para esta formação, incluindo obras de compositores contemporâneos.

 

Tallinn Old Town Music School String Orchestra (Estônia) – 20h – Hotel Serra Azul


Sob a regência do Maestro Rasmus Puur, 26 jovens com idade entre 13 e 19 anos, estudantes da Old Town Educational College de Tallinn, Estônia, apresentarão um repertório de músicas eruditas e folclóricas de seu país.

 

Programação 09/02/2020 (Domingo)

 

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos


Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

 

Cia.Sax (SP) – 09h30 – Igreja da Linha Bonita


Criado em 2016 na EMESP Tom Jobim sob orientação do professor Milton Vito, o grupo vem realizando diversas apresentações, tendo inclusive, recebido prêmio em concurso de jovens solistas. Fazem parte do grupo os saxofonistas Gabriel Fanzeres, Samuel Alves, Gustavo Andrade e Khaleb Gonzaga.

 

Quinteto Lorenzo Fernandez (RJ) – 09h30 – Igreja da Linha Bonita


O quinteto foi criado em 2011 na cidade de Rio de Janeiro e é composto pelo oboísta Juliana Bravim, pelo flautista Rômulo Barbosa, pelo fagotista Jeferson Souza, pelo clarinetista Cesar Ribeiro e pelo trompista Alessandro do Rosário Jeremias. Tem como principal missão apresentar músicas contemporâneas para quinteto de sopros. O grupo acumula diversos prêmios importantes e um CD lançado em 2015.

 

Concerto de Música Antiga: Barroco Vivo – 11h – Igreja do Relógio


É formado por Cíntia de los Santos (soprano), Lucia Carpena (flauta doce), Silvana Scarinci (alaúde e teorba) e Fernando Rauber (cravo e espineta), músicos apaixonados pelo repertório dos séculos XVII e XVIII e que se dedicam ao estudo dessa música. O concerto apresentará obras em diferentes estilos, da ópera à música sacra, passando pela música de câmara, em um recital colorido, variado, vivo, tal como a música antiga é!

 

Trío Haylli (Perú) – 11h – Caza Wilfrido


Seus componentes são estudantes da Universidade Nacional de Música do Peru. O grupo surgiu em 2017 e tem por objetivo apresentar obras compostas para piano, trompete e canto, de compositores como Scarlatti, Händel, Bach, Purcell, assim como, difundir a música acadêmica e popular do Peru e da América Latina.

 

Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará – 14h – Rua Coberta


Sob a coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl, 15 jovens estudantes do Curso de Licenciatura em Música e da extensão em cordas friccionadas da UFC, apresentarão um repertório que contempla desde a música Barroca à música de vídeo game.

 

Duo Gabriel – Sax & Violão – 15h – Praça das Etnias


O duo formado por Gabriel Boelter e Gabriel Drecksler interpretará canções novas e antigas em um formato acústico de violão e sax, apresentando de uma forma suave músicas que fazem e fizeram parte da vida de muitas pessoas ou que ainda farão, afinal os dois se apresentam em diversos eventos e também em casamentos.

 

Semifinal do Concurso Jovens Solistas – 16h – Hotel Serra Azul


Após avaliação previamente realizada por diversos professores do festival, 12 jovens solistas terão a oportunidade de apresentar importantes obras solo de seus instrumentos, acompanhados pela pianista sul coreana Melanie Chae e frente à Comissão Avaliadora do Concurso. O resultado deste eliminatória será divulgado ao final do concerto das 20h.

 

Seoul Metropolitan Youth Orchestra (Coréia do Sul) – 20h – Hotel Serra Azul


Sob a regência do Maestro Kyung Young Chung, 12 jovens selecionados dentre 120 que compõem a orquestra fundada em 1984 na cidade de Seoul, Coréia do Sul, estarão se apresentado no festival em formato de camerata de cordas.


Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com