Gramadotur tentou mascarar números do 37 Natal Luz, mas acabou revelando na Câmara que lucro foi de apenas R$ 71 mil

Gramadotur tentou mascarar números do 37 Natal Luz, mas acabou revelando na Câmara que lucro foi de apenas R$ 71 mil
Economia
- Créditos: Divulgação

No dia 13 de janeiro deste ano, a Gramadotur anunciou que em um comparativo com o 36º Natal Luz, o crescimento de venda de ingressos por apresentação para os espetáculos noturnos, como o Nativitaten, Desfile de Natal e Fantástica Fábrica de Natal foi de 35%, alcançando um público total superior a 180 mil espectadores, no 37⁰ Natal Luz.

A diretoria da autarquia havia afirmado que um ponto de destaque foi a implantação de uma Tiqueteira própria (ingressooficialgramado.com.br), que gerou uma economia em torno de R$ 700 mil para a Autarquia. Contudo, os dados chamaram a atenção dos vereadores da oposição, pois não batiam com o pedido de prorrogação do prazo para pagamento da Operação de Crédito Interno de R$ 2,5 milhões concedido pela Prefeitura, através do Condema, para a autarquia municipal.


"Como que houve um crescimento no público em relação ao Natal Luz anterior, se a Gramadotur teve prejuízo? Se estão pedindo prorrogação de prazo para pagar o empréstimo que fez com a Prefeitura? Alguma coisa não está certa", pontuaram os vereadores.

 

Nesta quinta-feira, dia 09, Representantes do Conselho de Administração da Gramadotur, como o presidente Enzo Arns, e da própria autarquia, como a presidente Rosa Helena Volk, estiveram na Câmara de Vereadores de Gramado para prestar esclarecimentos e justificar o pedido de prorrogação da Operação de Crédito Interno de R$ 2,5 milhões concedido pela Prefeitura, Projeto de Lei Ordinária (PLO) 121/2022, que tramita no Legislativo. 


Na ocasião, uma planilha com os números do último Natal Luz foi anexada ao projeto, apontando um lucro de apenas R$71 mil da edição de 2022/2023 do evento. Enzo Arns explicou que a atual situação da autarquia ainda é reflexo das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia. “Já tivemos momentos com o fluxo de caixa melhor do que temos hoje, não é uma situação que nos deixa à vontade, mas já tivemos situações parecidas”, declarou.


Ninguém na Gramadotur explicou como que a edição deste ano teve um resultado tão aquém do esperado, se a própria autarquia havia divulgado um acréscimo de público em relação ao 36⁰ Natal Luz. A informação foi até criticada na época, pois todos sabiam que não condizia com a realidade do público que visitou Gramado na última temporada. 


É bom lembrar que os lucros do Natal Luz historicamente ficavam na casa dos milhões. 6, 7 milhões mais ou menos. É com esse dinheiro que a Gramadotur custeava os demais eventos, que são deficitários. E com um lucro de R$ 71 mil e ainda uma dívida de R$ 2,5 milhões, a situação da autarquia este ano é bem difícil. Terá que pedir mais verba da Prefeitura para fazer os eventos em 2023.