Geral
04/09/2019 15:22

Em eleição organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), os eleitores de Gramado podem votar, no dia 6 de outubro, em um dos 16 candidatos que disputam os cargos para o Conselho Tutelar. Os cinco mais votados serão considerados eleitos – e os demais suplentes, conforme a ordem de votação. O voto é facultativo.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, segundo o disposto na Lei 8069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA).

Os recursos necessários para o funcionamento do Conselho Tutelar estão previstos no orçamento municipal e o suporte administrativo é de responsabilidade da Secretaria da Cidadania e Assistência Social.

A SERVIÇO DA SOCIEDADE
“É um trabalho comunitário, e por ser voltado para a comunidade, é uma responsabilidade de todos. Os conselheiros são nossos representantes enquanto guardiões desse público. É a possibilidade de exercer a cidadania e escolher pessoas para nos representar enquanto comunidade com crianças e adolescentes”, exalta a presidente do Comdica, Deibe Gottschalk Petzinger.

“O Conselho Tutelar tem funções importantes na defesa de direitos da criança e do adolescente no Município. E nós, como sociedade, não podemos nos eximir de exercer a cidadania do no dia 6 de outubro, que é de ir votar. É bem importante nós participarmos”, destaca a secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Lovatto Sartori.

LOCAL DE VOTAÇÃO
A eleição será no dia 6 de outubro (domingo), das 8h às 17h, em cinco locais que reúnem todos os pontos de votação do Município, conforme a disposição abaixo:

Presidente Vargas: Escola Presidente Vargas e Escola Maximiliano Hahn;
Moses Bezzi : Escola Mosés Bezzi, Escola Caramuru, Sociedade São Luiz, Escola Nossa Senhora da Pompeia, Escola Vicente Casagrande, Escola Nossa Senhora de Fátima, Sociedade São Gothardo, Escola Carlos Barbosa e Instituto Santíssima Trindade;
Escola Carlos Nelz: Escola Carlos Nelz (CAIC), Escola João Benetti Sobrinho, Esporte Clube Linha Bonita e Esporte Clube União (Furna);
APAE: APAE, Ginásio Nelson Dinnebier (Prefeitura), FAURGS, Escola Cenecista (CNEC), Escola David Canabarro, Escola 25 de Julho, Escola Gentil Bonatto, Escola Henrique Bertoluci Sobrinho, Escola Alberto Pasqualini, Sociedade Reunidas e Sociedade Santo Antônio;
Senador Salgado Filho: Escola Senador Salgado Filho, Salão da Igreja Santa Teresinha, Salão da Igreja São José Operário e Escola Ramos Pacheco.

O eleitor deve portar o Título Eleitoral e documento com foto.

NOME E NÚMERO DO CANDIDATO
Ana Paula Benetti* (Paula Benetti), 27;
Andréia Carina de Mendonça (Andréia Carina), 21;
Elisandra Teresinha da Silva Chaves (Ellis Chaves), 30;
Elisângela da Silva Medeiros Gonçalves (Elisângela Gonçalves), 47;
Fabiano Fagundes Lopes (Fabiano Lopes), 31;
Janaína Grade Ramisch* (Jana Ramisch), 22;
Jucileia Canal (Leia), 38;
Leonardo Lopes de Freitas* (Leonardo Freitas), 34;
Marilei Hahn* (Marilei Hahn), 28;
Maria Júlia Sousa Silva (Júlia Silva), 43;
Oldair João Buzetto* (Oldair João Buzetto), 49;
Paloma Reis da Silva (Paloma Reis), 24;
Patrícia Eliane de Paula Vasconcelos (Patrícia de Paula Vasconcelos), 46;
Priscila do Nascimento Martins (Priscila Manfron), 41;
Silvio Luciano Gebert de Andrade (Faustão), 50;
Vera Lucia Neves Simão (Vera Simão), 25.

*Candidaturas assinalados com asterisco estão sob judice, sem decisão transitada em julgado. 

O Edital 28 do Comdica, que dispõe sobre a relação de mesários, locais de votação e de apuração está disponível em:
https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/O8A58JzDsiwTgz8TfMMMVacHN9rur16nkHVPrmAH.pdf