Geral
13/02/2020 15:39

O complexo do parque Joaquina Rita Bier começou a ser revitalizado nesta semana, após a assinatura do termo de início da obra por parte do prefeito Fedoca Bertolucci. As primeiras obras a serem executadas são os sanitários, a escadaria e a rampa de acesso ao Centro Municipal de Cultura. 

Com relação ao lodo do lago, a secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil de Gramado, arquiteta Carmem Piazzi, explicou que ainda não foi concluído o laudo técnico que indicará se ele está contaminado ou não. Este laudo vai definir como ele será retirado, se através do extravasor (rede) ou mecanicamente, sendo transportado para um local ambientalmente correto fora de Gramado.

O recurso para esta obra de revitalização é oriunda da Operação Urbana Consorciada Planalto, que prevê o uso específico do dinheiro no raio de abrangência da Operação, especificados na Lei Municipal nº 3.509/2016. Os recursos desta operação consorciada são resultado de uma multa aplicada a uma empresa que edificou uma obra além do que havia sido aprovado.

MELHORIAS

O projeto de revitalização inclui a colocação de outros equipamentos urbanos como bancos, ajardinamento e bicicletário, entre outros, afirmou Carmem Piazzi. O local continuará sendo usado para o espetáculo do Natal Luz, mas a Gramadotur, realizadora do show, se compromete em deixar o complexo do parque igual como recebeu, conforme acordo judicial realizado.

Participaram do ato de assinatura do contrato de início da obra o prefeito Fedoca, e os secretários de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Souza e de Cultura, Allan John Lino, além do secretário adjunto de Cultura, Milton Ramisch e a diretora de Eventos da Gramadotur, Iara Sartori.