Equipe realizou coletas no Sistema Salto, Blang e Divisa

Geral
16/09/2019 10:22

Equipe da Secretaria do Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), com apoio da Empresa Rio Jordão, CONDEMA e Clube Náutico do Salto iniciaram no sábado (14) os estudos para monitoramento da qualidade das águas do Sistema Salto, Blang e da Divisa.

As ações realizadas no dia 14/09/2019 fazem parte das estratégias definidas pela Secretaria para avaliação da presença de poluentes e pesticidas na água captada para abastecimento no município de Canela e que são fornecidas também para Gramado.

A Equipe percorreu cerca de 17 Km pelo interior do Sistema Salto, realizando a coleta de 4 amostras para avaliação de parâmetros analítico e da presença de pesticidas. Foram recolhidas amostras de sedimento e água, além de organismos indicadores da qualidade do ambiente que serão remetidas para avaliação em laboratório credenciado. Os Resultados serão apresentados para a Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e Comitê Caí.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente Biólogo Dr. Jackson Muller as atividades foram importantes para mapeamento e identificação de pontos críticos para avaliação da poluição por agrotóxicos, além da avaliação das condições ambientais do Salto, uma vez que a água utilizada no abastecimento de Canela é proveniente do Sistema.

A Equipe de técnicos, policiais militares e agentes públicos deve realizar as avaliações no “Sistema Blang e Divisa” nos próximos dias. O Secretário Jackson agradeceu ao apoio e colaboração dos demais colegas Artur (Assistência Social) e Álvaro (Fazenda) pelo apoio no fornecimento dos equipamentos, bem como da Empresa Rio Jordão, da PATRAM e do Clube Náutico do Salto. Membros do CONDEMA também participaram da atividade.

O prefeito Constantino Orsolin participou do encontro e da avaliação dos resultados da primeira campanha de coletas realizado pela equipe envolvida.